Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu firma parcerias e leva tecnologias ao Show Rural
Tamanho da letra
31/01/2014

Durante a próxima semana, de 3 a 7 de fevereiro, cerca de 200 mil pessoas devem passar pela 26ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel. A Itaipu estará entre os 440 expositores e terá, durante o evento, a oportunidade de disseminar conhecimento, formar parcerias e estabelecer novos contatos.

Na segunda-feira (3), o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, assina três convênios com o objetivo de estimular o uso do biogás em propriedades rurais do Paraná e difundir o conceito de florestas sustentáveis. No mesmo dia, será renovado o convênio com a Cooperativa Agroindustrial C. Vale, parceira no projeto Florestas Energéticas.

Já na quinta-feira (6), Itaipu e FPTI assinam um convênio de cooperação técnica, científica e financeira para o desenvolvimento de ações que contribuam para a melhoria do plantio direto, em parceria com a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e Irrigação.

Neste dia haverá também a assinatura da ordem de serviço com a Cooperativa Biolabore, que prestará serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para agricultores familiares da Bacia do Paraná 3 nas áreas de agricultura orgânica, apicultura e plantas medicinais.

Palestras

Outra participação será na Estação do Conhecimento, tenda onde serão apresentadas palestras rápidas com orientações práticas aos produtores. Coordenada pela Embrapa em conjunto com a Emater-PR, Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), Instituto Agronômico do Paraná, Coopavel, Itaipu Binacional e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a tenda vai demonstrar  princípios da Agroecologia e técnicas com baixo impacto ambiental, acessíveis aos agricultores.

Estande

Itaipu vai ocupar uma área de 100m² com seu estande, desenvolvido com madeira plástica altamente sustentável. Em formato hexagonal e com um miniauditório para 25 pessoas, o espaço funciona como vitrine para os principais projetos socioambientais desenvolvidos por Itaipu nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3).

O estande exibe também grandes imagens dos principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, como as Cataratas do Iguaçu e a própria usina de Itaipu. Em forma de painel, as imagens permitem que os visitantes possam fazer fotos simulando que estão nos atrativos. Este ano, o Twizy elétrico deve ser uma das atrações mais disputadas.