Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu está de alerta para ajudar no combate ao fogo
Tamanho da letra
19/05/2006

Com o período de seca, aumentam os riscos de incêndios florestais. Para evitar a propagação do fogo, a Itaipu, a Prefeitura, o Corpo de Bombeiros, o IAP e o Ibama estão em estado de alerta em toda a região da Bacia do Paraná III. A falta de ocorrência de chuvas, determinando a baixa umidade relativa do ar e o solo e a vegetação secos, bem como os ventos constantes comuns do período, favorecem a propagação do fogo.

 

A Brigada de Incêndio da Diretoria de Coordenação já está à disposição da população para ajudar no combate ao fogo. A Brigada é composta por um grupo de coordenadores, que são os técnicos de campo. O trabalho é feito com o apoio dos municípios lindeiros e instituições ambientais.

 

Caso o agricultor perceba algum incêndio nas áreas do entorno do reservatório, basta  ligar para a Central da Brigada de Incêndio, telefone 9976-1854, ou para as telefonistas da Itaipu, (45) 3520-52525.

 

A melhor maneira de prevenir incêndios é não queimar, manter limpa as margens das estradas, não queimar lixo e restos de cultura, não fazer fogueiras em acampamentos e, quando o fogo for absolutamente necessário, fazer aceiros e manter-se vigilante.

 

As causas de incêndios florestais mais comuns são: negligência (pontas de cigarros, fogueiras mal apagadas de acampamentos, queima de lixo, etc); Incendiários (pessoas doentes que provocam incêndio na natureza por vingança ou maldade) e agricultores que colocam fogo nos restos de cultura como forma de preparo de solo, sem fazer aceiros e/ou montar vigilância nas ocasiões de queima controlada.

 

O uso de fogo nas florestas e demais formas de vegetação é proibido  pela nossa legislação - Lei Federal 4771/65, Art. 27, do Código Florestal. Causar incêndio, expondo a vida ao perigo, a integridade física ou o patrimônio pode resultar em multa e prisão de três a seis anos.

 

É bom lembrar que o uso indiscriminado do fogo causa sérios danos à saúde, destrói florestas e outros tipos de vegetação, polui o ar, e pode provocar danos econômicos importantes, além da eventual morte de animais e até de pessoas. Sem a ajuda do homem, a natureza leva anos para restabelecer o equilíbrio ecológico numa área de floresta atingida pelo fogo.

 

Ao constatar um foco de incêndio, a primeira a coisa a fazer é tentar combatê-lo. Se o incêndio fugir do controle, deve-se pedir ajuda, chamar o Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal, IAP, Ibama e Itaipu.