Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu esclarece sobre negociação com sindicatos
Tamanho da letra
17/09/2015
A Itaipu e representantes dos sindicatos se reuniram no começo desta quarta-feira, 16, para discutir uma lista de serviços essenciais que serão garantidos durante a paralisação promovida pelo Sinefi, Sindepel, Sinaep e Senge. Os turnos da operação da usina, segurança empresarial, bombeiros, veterinários e tratadores do Refúgio Bela Vista deverão ser mantidos. Não há prejuízo para o setor de energia. As visitas turísticas estão suspensas temporariamente. Nenhum incidente foi registrado no primeiro dia de paralisação deflagrado pelos sindicatos.

 
Em reunião com o superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Juan Carlos Sotuyo, também nesta quarta, os representantes dos sindicatos se comprometeram a liberar o acesso dos empregados, fornecedores e prestadores de serviços da fundação também instalada na usina até às 8h30 desta quinta. Também será permitida a entrada  até esse horário de professores, universitários e servidores da Unioeste, Unila e UAB. No primeiro dia da greve houve bloqueio na barreira de controle.

A greve foi deflagrada pelos sindicatos Sinefi, Sindepel e Sinaep desde a zero hora desta quarta-feira (16). O Senge aderiu na sequência. A reinvindicação é pela paridade salarial com os empregados da margem direita (paraguaios). Os sindicatos não concordaram com a proposta da tabela salarial de Itaipu. A empresa esclarece que sempre esteve aberta ao diálogo e à negociação com os sindicatos, mas reconhece e respeita o direito de greve, assegurado pela Constituição Federal e previsto na Lei 7.783/89.

Versão para impressão