Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu e Unioeste reafirmam parceria para educação
Tamanho da letra
21/02/2008

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, recebeu na quarta-feira (dia 20) a nova diretora do campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) de Foz do Iguaçu, Renata Camacho Bezerra. O encontro faz parte dos inícios dos trabalhos de Renata à frente da Unioeste, na gestão 2008-2011. Esta foi a primeira reunião de Renata com Samek desde que ela assumiu a direção do campus da universidade.

 

Durante a reunião, Samek e Renata reiteraram a parceria entre a Itaipu e a Unioeste e discutiram novos projetos, como o apoio das instituições para a implantação da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila). Samek também destacou que vai apoiar a Unioeste no projeto para trazer o curso de Engenharia Ambiental a Foz do Iguaçu.

 

Outro assunto discutido foi a criação de um curso de mestrado na área de segurança de barragens. A proposta é que o curso seja ofertado pela Unioeste, contando com toda a infra-estrutura e conhecimento técnico disponível na Itaipu.

 

“Itaipu é comprometida com o ensino e com o desenvolvimento da região. Isso torna a empresa uma grande parceira da Unioeste, não só do campus de Foz do Iguaçu, mas de toda a universidade”, afirmou Renata.

 

Jorge Samek também ressaltou a importância da parceria mantida com a Unioeste. Segundo ele, a participação da instituição foi fundamental no processo de criação do Parque Tecnológico Itaipu. Samek afirmou, ainda, que o apoio da Itaipu será para todos os cursos do campus da Unioeste, não apenas aos cursos do Centro de Engenharias e Ciências Exatas.

 

Histórico

 

Itaipu e Unioeste são parceiros em uma série de programas da área científica e educacional, como por exemplo, o Centro de Ciências Exatas da Universidade, instalado desde 2006 dentro do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) desde 2006. Ali  funcionam os cursos de Ciências da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Matemática.

 

E, mesmo antes da parceria para a instalação do Centro de Engenharia e Ciências Exatas no PTI, a Itaipu tem sido uma grande incentivadora dos cursos de graduação da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu. Essa parceria começou em 1995, quando Itaipu firmou o primeiro convênio de cooperação técnica com o curso de Ciência da Computação, com o objetivo de formar recursos humanos na área, especializar técnicos e desenvolver projetos conjuntos.

 

A empresa também participou, juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina, da elaboração do projeto para a criação do curso de Engenharia Mecânica, que ocorreu em 1998.