Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu e Unesco realizam curso internacional de monitoramento de rios
Tamanho da letra
26/01/2006

Até a próxima quarta-feira (1º de fevereiro), a Itaipu Binacional e os Programas HELP (Hydrology for the Environment, Life and Policy) e PHI (Programa Hidrológico Internacional) da Unesco promovem um curso internacional de monitoramento biológico de rios. A parte teórica é ministrada no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. Já a parte prática é feita em rios da Bacia do Paraná III.

 

O curso é dirigido para organizações que cuidam da água, no Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Panamá e El Salvador, além de professores das universidades da região da Bacia Hidrográfica do Paraná III. Com duração de uma semana, o curso começou a ser ministrado ontem (quinta-feira, 26), pelos experts da Bélgica - Niels De Pauw e Peter Goethals, da Ghent University. Eles estão treinando os participantes para identificar pequenos animais (macroinvertebrados) que são utilizados como indicadores da qualidade da água dos rios, através de sua presença ou ausência.

 

Na próxima segunda-feira, o curso fará uma aula prática na microbacia do Rio São Francisco Verdadeiro, onde os participantes pesquisarão a fauna que constitui os bioindicadores próprios da região. A microbacia foi adotada como Bacia Help pelo programa de mesmo nome da Unesco, e é alvo de muitas ações do Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu.

 

Gestão de bacias

 

Uma das metas da parceria entre a Unesco e Itaipu para este ano é iniciar a capacitação da comunidade para utilizar o monitoramento biológico na medição da qualidade das águas de que faz uso, e assim fornecer um instrumento de participação na gestão de bacias hidrográficas.

 

“A Itaipu já realiza este tipo de monitoramento há anos,  importante tanto para aferir a qualidade dos rios quanto para detectar possíveis doenças de veiculação hídrica”, explica Simone Benassi, gestora das ações do Programa de Monitoramento e Avaliação Ambiental da Itaipu.

 

Hidroinformática

 

O curso é considerado o primeiro passo para a criação do Centro de Hidroinformática para o Gerenciamento das Águas, com sede no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O centro receberá as informações do monitoramento biológico feito nas microbacias da Bacia do Paraná III, processará os dados e irá repassá-los à comunidade.

 

Informações para a imprensa:

Até o fim da semana – aulas teóricas, manhã e tarde, no PTI;

Segunda-feira (30) - Aula prática, na microbacia do Rio São Francisco Verdadeiro. Transporte sai do Hotel Bella Itália às 7h da manhã;

Terça-feira (31) – Análise dos animais coletados, no laboratório da Uniamérica;

Quarta (01) – Encerramento do curso.