Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu e Reino Unido oficializam parceria para programa de bolsa de estudos
Tamanho da letra
01/12/2016

A diretora financeira executiva da Itaipu Binacional, Margaret Groff, e o enviado de Negócios do Reino Unido para o Brasil, Mark Prisk, oficializaram nesta quinta-feira (1º), em Brasília (DF), a parceria com o Programa Britânico de Bolsas de Estudos – Chevening. A solenidade de assinatura do acordo, seguida de almoço, ocorreu na Residência Oficial do Embaixador do Reino Unido no Brasil.

O projeto será executado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e vai possibilitar que brasileiros atuantes no mercado de energias renováveis, inovação, mercados de energia e mobilidade sustentável possam se candidatar como beneficiários da bolsa de estudos no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).
 
Participaram da cerimônia em Brasília o senador Roberto Muniz; o diretor Executivo para Infraestrutura e Saneamento da Caixa, Rogério de Paula Tavares; o deputado federal João Paulo Papa; o presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Roberto Tavares, além de representantes seniores de empresas britânicas do setor atuantes no Brasil.
 
O documento é um desdobramento do memorando de entendimento firmado entre as partes, em novembro de 2015. O acordo visa a cooperação para as boas práticas de sustentabilidade e desenvolvimento de tecnologias amigas do clima. “A oficialização do acordo é a consolidação de uma grande parceria que vai possibilitar oportunidades para jovens brasileiros se especializarem no exterior”, disse Margaret.
 
Serão oferecidas duas bolsas PTI-Chevening por ano, nos próximos três anos, a contar de 2016-2017.
 
Parcerias
 
Desde novembro de 2015, as equipes do PTI e da Itaipu participam de ações na área de energia promovidas pela embaixada. Conferências e workshops para troca de experiências permitiram aos brasileiros acesso aos mais modernos modelos utilizados pelo Reino Unido na área de armazenamento de energia e mobilidade sustentável. Está em vigor, também, a missão de armazenamento de energia Brasil-Reino Unido, que inclui Itaipu e PTI, além de diversos órgãos e empresas da área de energia dos dois países.
 
Sobre o Chevening
 
Chevening Scholarship é um programa de bolsas globais do governo britânico, financiado pelo Foreign and Commonwealth Office (FCO) e organizações parceiras. O programa leva estudantes do mundo todo, que têm potencial para se tornarem líderes e formadores de opinião, para estudar em cursos de pós-graduação no Reino Unido. Estudantes que já passaram pelo Chevening voltaram a seus países de origem para ocupar cargos influentes no governo, órgãos de gestão e na indústria.
 
No Brasil, o Chevening é reconhecido como um dos melhores programas de bolsas de estudo. Em 2016, 83 estudantes do Brasil foram premiados com bolsas de estudo – e parcerias como a bolsa de estudos PTI-Chevening fazem uma enorme diferença para o impacto e alcance do programa.
 
Atualmente, existem mais de 1.400 alunos Chevening no Brasil que trabalham no setor público e privado, governos locais e nacionais e ONGs internacionais, bem como na educação. Esta rede de ex-alunos desempenha um papel importante em ajudar o Reino Unido a atingir os seus objetivos e ter uma melhor compreensão do Brasil.