Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu é a primeira em ranking ambiental
Tamanho da letra
27/09/2007

O Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro elegeu o Cultivando Água Boa, projeto que a Itaipu Binacional executa com diversos parceiros na Bacia do Rio Paraná, como melhor ação voltada ao meio ambiente em 2007. A entrega do prêmio, que está em sua 5a edição, foi feita na noite de ontem no auditório do Masp, em São Paulo, pelo representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Haroldo Mattos de Lemos, ao diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, e ao superintendente de Meio Ambiente da empresa, Jair Kotz.

 

A Itaipu obteve a maior nota (8.722) e concorreu com 15 finalistas de peso, entre eles a Brasken, Copebras, Duke Energy, Faber Castel, Itautec, Klabin e Philips. A escolha foi feita por uma comissão técnica de alto nível, que avaliou os projetos sem conhecer o nome das empresas que os promovem. Entre os julgadores havia jornalistas, cientistas, representantes da Confederação Nacional da Indústria e outras entidades do setor industrial, e o especialista em meio ambiente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Um dos pontos fortes do Cultivando Água Boa é ampla e diversificada participação comunitária: ao todo, são mais de 1.700 instituições parceiras, entre universidades, órgãos governamentais, ONGs e associações. Para Friedrich, da Itaipu, ser finalista do programa, por si só, já foi uma premiação, pois a escolha tem o objetivo de apontar iniciativas exemplares, que possam ser replicadas por outras empresas e organizações. “O diferencial da Itaipu está na abrangência e interconexão das ações do programa, e no fato de que não há uma distinção entre o discurso e a prática. Destaca-se também o grande envolvimento da comunidade, o esforço dos parceiros e a determinação dos colaboradores”, afirmou o diretor.

 

O programa

 

O Cultivando Água Boa, reconhecido como a iniciativa ambiental mais completa do setor elétrico brasileiro e premiado internacionalmente com o Carta da Terra, é composto de 70 projetos e 96 ações que abrangem desde a recuperação de todas as 29 microbacias do entorno do reservatório da usina (a chamada Bacia do Paraná 3), passando pela proteção das matas e da biodiversidade, e pela promoção da educação ambiental nas comunidades do entorno.

 

O programa é desenvolvido pela Diretoria de Coordenação da Itaipu, que conta hoje com 137 colaboradores de formação multidisciplinar. “O prêmio é o resultado do talento e do esforço cotidiano dos colaboradores da Itaipu e de sua capacidade de interação com a comunidade da bacia do Paraná 3”, afirma o superintendente de Meio Ambiente da Itaipu, Jair Kotz.

 

Um dos projetos se converteu em referência para a construção de hidrelétricas no Brasil. É o Canal da Piracema, que têm 10 quilômetros de extensão e liga a parte do Rio Paraná localizada abaixo da barragem com o reservatório da usina. A obra permite que peixes migratórios vençam o desnível de 120 metros entre as duas partes do rio, contribuindo para a diversidade e melhoria genética da ictiofauna.

 

Outro destaque está no campo da recuperação florestal. Ao longo de sua história, a Itaipu plantou 44 milhões de árvores nas margens brasileira e paraguaia. Os viveiros da binacional respondem pela produção anual de cerca de um milhão de mudas que são plantadas nos corredores de biodiversidade (matas que interligam áreas de proteção ambiental) e nas matas ciliares das microbacias da região. Ao todo, a binacional preserva 108 mil hectares de florestas em sua área de influência, divididos em Reservas, Refúgios Biológicos e Faixa de Proteção do Reservatório.

 

Ainda sob a tutela do Cultivando Água Boa, são promovidas ações de adequação de passivos ambientais, atenção a segmentos economicamente críticos, agricultura orgânica, plantas medicinais e parques aqüícolas. Além do mais, está em desenvolvimento o projeto de geração de energia a partir da biomassa, pelo qual a empresa vai ajudar produtores rurais a adquirirem independência energética. A eletricidade será produzida a partir de dejetos da atividade agropecuária, evitando a contaminação dos rios.

 

O ranking

 

O Ranking Benchmarking 2007 foi criado há cinco anos para identificar, selecionar e compartilhar o melhor do conhecimento em programas ambientais. A empresa responsável pelo desenvolvimento e organização do ranking é a Mais Projetos, especializada em gestão e capacitação socioambiental.

 

Os projetos selecionados são incluídos no livro Bench Mais, publicação que é distribuída no setor empresarial em geral, no Pnuma, organizações ligadas ao meio ambiente, bibliotecas e 35 universidades que a adotam como referência para estudos e projetos. A última edição reuniu 85 casos de 71 empresas que investiram R$ 7 bilhões no meio ambiente entre 2003 e 2006. A Itaipu constará da próxima edição.

 

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional
Tel.:  (45) 3520-5230