Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu e parceiros promovem Ciclo de Palestras em Segurança de Barragens, nesta quinta-feira (13)
Tamanho da letra
10/07/2017
A Itaipu Binacional, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), o Centro de Segurança de Barragens (Ceasb) e o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) convidam para mais uma edição do Ciclo de Palestras em Segurança de Barragens, que acontecerá nesta quinta-feira (13), às 18h30, no Centro de Treinamento da margem esquerda da usina, em Foz do Iguaçu.
 
O evento é gratuito e aberto a todo o público interessado, especialmente docentes e acadêmicos de cursos como Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. As vagas são limitadas. É preciso confirmar presença pelo e-mail ceasb@pti.org.br, informando o nome completo e o RG.
 
Na programação estão duas palestras: “Erosão e Reparos do Concreto de Vertedouros”, ministrada pelo engenheiro civil e eletrotécnico Walton Pacelli de Andrade; e “A Importância das Inspeções na Segurança de Barragens”; que será proferida pelo engenheiro civil Corrado Piasentin.
 
As apresentações serão transmitidas por videoconferência para a sede de Itaipu em Curitiba, no Auditório Térreo do Edifício Parigot de Souza (Rua Comendador Araújo, 551, Centro).
 
Os palestrantes
 
Pacelli trabalha com investigação e pesquisa de materiais e controle de qualidade do concreto, além de prestar consultoria sobre tecnologia de concreto para 224 obras e empresas.
 
Piasentin participou do projeto de construção da usina de Itaipu desde 1971 e atualmente é responsável por atividades de auscultação para a segurança de cerca de 20 barragens, incluindo a elaboração do Plano de Segurança de Barragem PSB, inspeções regulares e emissão de relatórios de análise da instrumentação.
 
Conhecimento valioso
 
De acordo com a gerente do Ceasb, Alexandra da Silva, o conhecimento trazido pelos palestrantes deve contribuir com as pesquisas do centro. “Temos um trabalho com erosão e reparos do concreto do vertedouro há mais de cinco anos e trouxemos esse consultor [Pacelli] para debater, adquirir conhecimento e saber se estamos trabalhando da melhor forma”, explica. Já a temática de inspeções de barragens, segundo Alexandra, foi escolhida devido à importância fundamental no âmbito de segurança de barragens.
 
O evento é promovido em conjunto por Itaipu Binacional, FPTI, Ceasb e CBDB. Mais informações pelo telefone (45) 3576-7025.