Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Itaipu e parceiros mostram carro elétrico na Feira VE 2006
Tamanho da letra
15/08/2006

A Itaipu Binacional, a Fiat Automóveis, a KWO e parceiros do Projeto Veículo Elétrico participam da Feira VE 2006 – 4º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos a Bateria, Híbridos e de Célula a Combustível. Promovida pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE), a feira acontece hoje (terça-feira, dia 15) e amanhã na Faculdade Senai de Tecnologia Ambiental, em São Bernardo do Campo (SP); A intenção dos INEE é discutir e apresentar alternativas energéticas para aplicação imediata e futura em veículos.

 

Num dos estandes da feira, Itaipu, Fiat e KWO vão apresentar o Pálio Elétrico, que já faz parte da frota da Usina. Com o slogan “Por uma tecnologia limpa e eficiente”, o Projeto Veículo Elétrico é uma parceria firmada entre a Itaipu Binacional, a empresa suíça KWO, a Fiat Automóveis e outros parceiros, entre eles empresas de tecnologia, concessionárias de energia elétrica e instituições de pesquisa do Brasil, Paraguai e Suíça.

 

Primeira parceria

 

O Projeto VE nasceu em 18 de maio deste ano, quando Itaipu assinou um acordo de cooperação tecnológica com a Kraftwerke Oberhasli (KWO), empresa controladora de hidrelétricas suíças, para desenvolver um projeto de pesquisa da viabilidade técnica e econômica de utilização de veículos movidos a energia elétrica.

 

Como parte do acordo, Itaipu recebeu da KWO um Panda Elettra, da Fiat, movido a eletricidade. Logo depois, chegou à Usina de Itaipu um Fiat Pálio, montado em Betim (MG), com bateria Zebra, idêntica à do Panda, produzida pela empresa suíça MES DEA. A bateria é de níquel e totalmente reciclável.

 

Setor elétrico

 

Entre os parceiros do projeto estão, além da Fiat e da KWO, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, concessionárias de energia elétrica, institutos de pesquisa, empresas de tecnologia, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e outros.

 

Outras empresas do setor elétrico brasileiro e paraguaio, como Eletrobrás, Ande, CPFL e Copel, além do Instituto Lactec e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, também participam do Projeto VE.

 

Montagem e aperfeiçoamento

 

As entidades parceiras se comprometem a adquirir veículos elétricos para compor suas frotas e a atuar na implementação e aperfeiçoamento de protótipos, propiciando a conservação do meio ambiente e o uso racional da energia elétrica.

 

Em Itaipu, uma linha de montagem de protótipos passará a funcionar ainda este ano. E cada protótipo sairá com inovações técnicas, que serão testadas no uso pelas concessionárias de energia elétrica.

 

Além da montagem, o Galpão 5 do Almoxarifado de Itaipu, funcionará o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade, onde serão desenvolvidas pesquisas para elevar a autonomia da bateria de 120 km para 450 km; aumentar a velocidade máxima de 110 km/h para 150 km/h; diminuir o tempo médio de recarga da bateria de 8 horas para 20 minutos; e permitir que o VE funcione com ar condicionado.

 

Projeto auto-sustentável

 

O Projeto VE tem como premissa ser auto-sustentável, estar em harmonia com o cuidado dedicado por Itaipu, Fiat, KWO e parceiros ao meio ambiente e servir de catalisador para acelerar o desenvolvimento tecnológico da região das três fronteiras, por meio do Parque Tecnológico Itaipu.