Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu e ONU reforçam parceria com inauguração de unidade dentro da usina
Tamanho da letra
17/05/2018

O subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para Assuntos Econômicos e Sociais, Liu Zhenmin, esteve na Itaipu nesta quinta-feira (17), para a inauguração da unidade que vai sediar as atividades da parceria Soluções Sustentáveis em Água e Energia. O acordo reúne o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (Undesa) e a Itaipu Binacional e foi firmado no último dia 7 de março, na sede da ONU, em Nova York.

A visita foi realizada no dia do aniversário da empresa, que completa 44 anos de criação neste 17 de maio. “Sabemos que a empresa foi criada por Paraguai e Brasil para produzir eletricidade. Mas o que se vê é uma empresa que promove o desenvolvimento sustentável. E que está indo bem nas duas áreas. Com seus projetos, a Itaipu dá um excelente exemplo para o Brasil, o Paraguai, a América Latina e também para o mundo”, disse Zhenmin, após plantar uma muda de pau-brasil nas proximidades do Mirante Central da usina.

“Essa visita é muito simbólica, pois, justamente no dia em que comemoramos 44 anos, reafirmamos nossos compromissos com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e recebemos o reconhecimento da ONU, confirmando que estamos fazendo um bom trabalho, que merece ser replicado”, avaliou o diretor-geral da Itaipu, Marcos Stamm, que acompanhou o plantio.

O diretor-geral paraguaio, James Spalding, reforçou a importância da inauguração em relação às atividades desenvolvidas no entorno da usina. “Itaipu já mostrou que pode ser um apoio às comunidades locais. Esta unidade poderá ajudar a ampliar ainda mais as ações que já desenvolvemos, e inclusive levá-las para outros países”, afirmou.

Ponto focal

O espaço recém-inaugurado funcionará no Centro Internacional de Hidroinformática da margem direita (paraguaia) da Itaipu. Será um ponto focal para a divulgação de projetos e ideias que ajudem na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na região – especialmente os de número 6 e 7 (água e energia, respectivamente), que compõem a Agenda 2030.

A parceria Soluções Sustentáveis em Água e Energia pretende promover capacitações, diálogos e cooperação para promover o desenvolvimento sustentável. Também pretende identificar pontos-chave e oportunidades para integração, e trabalhar colaborativamente para direcionar ações para abordar esses temas, tais como o compartilhamento de boas práticas, capacitação e promoção de inovações específicas por meio da cooperação internacional.

A ideia é que a iniciativa se torne uma rede global para tratar de temas relacionados ao nexo água-energia de forma sustentável, com um grande número de membros de todas as regiões, incluindo governos, empresas, sociedade civil e organizações internacionais. A meta principal é que essa aliança estabeleça uma plataforma para que partes interessadas de todo o mundo incrementem suas capacidades e sinalizem um compromisso de alto nível para atuar de forma holística.

Visita

Ao longo de todo o dia, o subsecretário visitou diversos pontos da usina, como o Canal da Piracema, o laboratório da Divisão de Reservatório e, no Parque Tecnológico Itaipu, o Edifício das Águas e o Espaço dos Barrageiros. Também fez uma visita técnica à usina.

Também participaram Ivan Vera, ex-chefe de Água, Energia e Desenvolvimento de Capacidade da UN DESA; Lin Yan, assistente especial do subsecretário; Nicolas Franke, oficial de Desenvolvimento Sustentável; Isabel Raya, coordenadora do projeto Soluções Sustentáveis; o diretor de Coordenação executivo da Itaipu, Pedro Domanizcky; o superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Ariel da Silva e o consultor Gustavo Paredes.