Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu é a nova parceira do Movimento Nacional ODS Nós Podemos
Tamanho da letra
08/08/2017
A Itaipu Binacional agora também faz parte do Movimento Nacional ODS Nós Podemos, grupo formado para conscientizar e mobilizar a sociedade civil sobre a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
 

Clique na imagem para baixar arquivo em alta resolução. Crédito: Joel Rocha
 
A adesão foi feita nesta terça-feira (8), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Paralelamente ao compromisso, a empresa está mobilizando municípios do Oeste do Estado para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).  
 
Foto: Joel Rocha.
O documento foi assinado pelo diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna. Para o governador do Paraná, Beto Richa, que participou da solenidade, Itaipu se soma ao importante trabalho desenvolvido pelo Paraná na questão dos ODS. 
 
“O Estado tem dado bons exemplos para o Brasil. Estamos trabalhando na recuperação de rios, em especial do Rio Iguaçu, na diminuição da quantidade de resíduos, por meio de programas como o Lixão Zero, e no aumento de áreas de Mata Atlântica, como fizemos no Parque Estadual do Palmito, no Litoral do Paraná”, afirmou Richa. 
 
Foto: Joel Rocha.
Segundo o diretor-geral brasileiro de Itaipu, “a Itaipu incorporou todos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. “Estamos reafirmando nosso compromisso de nos empenhar cada vez mais no cumprimento de todas as metas”, disse Vianna. 
 
Desde a ampliação da missão da Itaipu, em 2003, além de gerar energia, a empresa passou a cumprir um relevante papel no desenvolvimento econômico sustentável de toda a região Oeste, intensificando suas ações de responsabilidade social e de expansão no turismo. 
 
Foto: Orlando Kissner. Foto da capa do site: Idem.
Atualmente, Itaipu mantém um convênio com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).  A ideia é municipalizar a agenda da ONU nos 54 municípios da região oeste. O que se espera é preparar os municípios para a discussão e elaboração de um diagnóstico com base em indicadores municipais. Esses estudos deverão servir de subsídio para uma plataforma online, pública e gratuita, sobre cada uma dessas municipalidades. 
 
“A Itaipu Binacional é uma referência mundial na geração de energia limpa e renovável. Além de fortalecer o Movimento ODS no estado, com a adesão da Itaipu, teremos um estímulo ainda maior para que outras entidades também participem”, disse Mounir Chaowiche, presidente da Sanepar e também secretário executivo do Movimento dos ODS.
 
Os ODS compreendem 17 objetivos e 169 metas, como erradicação da pobreza, educação de qualidade, agricultura sustentável, consumo e produção responsáveis, gestão sustentável da água e paz e justiça, para serem cumpridos até 2030. No mundo todo, líderes de 193 Estados-Membros da ONU, inclusive o Brasil, se comprometeram com o cumprimento dos ODS em 2015. No Paraná, a Sanepar e a Copel fazem parte do Movimento ODS Nós Podemos.