Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu e Justiça Federal formalizam parceria pró-sustentabilidade
Tamanho da letra
29/01/2016
A Itaipu Binacional e a Justiça Federal do Sul do País celebraram uma parceria, nesta sexta-feira (29), que permitirá o intercâmbio de experiências socioambientais entre as duas instituições, reconhecidas pelas boas práticas nessa área.
 
O protocolo de intenções foi celebrado entre Itaipu, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que engloba os três estados do Sul, e os foros da Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC), Paraná (JFPR) e Rio Grande do Sul (JFRS).
 
O documento estabelece que as instituições desenvolverão em conjunto “ações e projetos na área da sustentabilidade, incluindo intercâmbio de experiências e conhecimentos referentes a práticas de gestão e políticas”.
 
A validade é de um ano, podendo ser prorrogado por até cinco anos. O próximo passo será a definição dos representantes de cada instituição para, depois, determinar um plano de trabalho conjunto.
 
Pela Itaipu, o protocolo foi assinado pelos diretores-gerais Jorge Samek (brasileiro) e James Spalding (paraguaio). Pela Justiça Federal, os representantes foram o presidente do TRF4, desembargador Luiz Fernando Penteado, os diretores dos Foros da Justiça Federal e juízes federais Eduardo Tonetto Picarelli (Rio Grande do Sul) e Jairo Gilberto Schäfer (Santa Catarina), e a vice-diretora do Foro do Paraná, Luciane Merlin Clève Kravetz.
 
O encontro foi no Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu, de onde o grupo seguiu para uma visita à usina. A recepção dos magistrados foi feita por Samek e pelos diretores de Itaipu Cezar Ziliotto (Jurídico) e Nelton Friedrich (de Coordenação). O vice-diretor do Foro de Foz do Iguaçu, Matheus Gaspar, e a esposa do presidente do TRT, Elizamara Penteado, também estavam presentes.
 
“É o início de relacionamento que esperamos ser duradouro. Da nossa parte, viemos com olhar de aprendiz pelo know how notório de Itaipu na área ambiental e em seus processos de sustentabilidade”, disse Penteado.
 
Segundo Samek, Itaipu está à disposição para que experiências do Cultivando Água Boa, dos programas de biometano e de desenvolvimento territorial local sejam disseminadas em outras partes do País. “E o Tribunal da quarta região já tem se destacado no Brasil com ações céleres em benefício da sustentabilidade e da conscientização ambiental."
 
Sustentabilidade em prática
 
A sustentabilidade socioambiental está na pauta da Justiça Federal dos três estados e da Itaipu Binacional. Em setembro de 2015, o tribunal recebeu o Selo A3P de Sustentabilidade na Administração Pública, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A medida reconhece ações como a adoção dos processos eletrônicos, a utilização de lâmpadas econômicas e licitações sustentáveis.
 
Itaipu, por sua vez, também dispõe do Programa Compras Sustentáveis, coordenado pela Diretoria Financeira, além do próprio Programa Cultivando Água Boa (CAB), premiado pela Organização das Nações Unidas como umas das mais importantes práticas de sustentabilidade do planeta.