Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu e Fundação Roberto Marinho assinam convênio
Tamanho da letra
22/03/2007

A Itaipu Binacional e Fundação Roberto Marinho firmaram convênio ontem, quinta-feira, Dia Mundial da Água, para a realização de um curso à distância de utilização e gestão de microbacias hidrográficas.

 

Transmitido pelo Canal Futura, o curso é inédito e poderá servir de modelo para todo o país. O acordo será assinado em Foz do Iguaçu durante o SOS H2O, evento das Nações Unidas que celebra no Brasil o Dia Mundial da Água. O convênio busca compartilhar a experiência adquirida pela Itaipu no gerenciamento ambiental de microbacias.

 

“Temos conhecimento técnico para transmitir a quem deseja colaborar na proteção das bacias. A parceria com a Fundação Roberto Marinho permitirá levar essas informações a todo o país”, afirma Jorge Samek, diretor-geral brasileiro da Itaipu.

 

A Fundação Roberto Marinho será representada na assinatura do convênio pelo seu presidente, José Roberto Marinho.

 

Experiência

 

Com o programa Cultivando Água Boa, a usina de Itaipu faz o monitoramento de 29 microbacias, compreendendo os afluentes e subafluentes do Rio Paraná, desde suas nascentes.

 

Para cobrir cada uma delas, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) desenvolveu um software livre de geoprocessamento. Os técnicos alimentam o programa com os dados e obtêm um mosaico da situação dos rios, incluindo um diagnóstico da situação das propriedades rurais (se foi respeitada a área de reserva legal e mata ciliar, por exemplo).

 

Com o relatório completo, elaborado em parceria com a comunidade, a Itaipu lança mão de ações específicas para cada rio e cada propriedade, no sentido de garantir a qualidade da água que chega ao reservatório da usina.

 

O projeto envolve acadêmicos de nove instituições de ensino, entre elas a Unioeste, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC).