Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu e FAO assinam acordo de cooperação para agricultura familiar
Tamanho da letra
09/05/2014

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano, assinaram em Santiago, no Chile, nesta sexta-feira (9), um protocolo para cooperação técnica em várias áreas de impacto direto na agricultura familiar que a Itaipu vem desenvolvendo na Bacia Paraná 3, com o Programa Cultivando Água Boa. Entre as ações que serão compartilhadas estão o incentivo à piscicultura, ervas medicinais e educação ambiental, entre outros.

Outra motivação para cooperação foi o programa do biogás desenvolvido pela Itaipu e parceiros. Todos os conteúdos técnicos e organizacionais do CIBiogás, que integra a rede mundial da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi) de Energias Renováveis, e tem sede no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), estão sendo colocados à disposição da FAO para fortalecer um programa de biogás para a América Latina.

A assinatura do documento foi feita durante a 33ª Conferência Regional das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura da FAO para a América Latina e o Caribe. O superintendente da Assessoria de Energias Renováveis de Itaipu e presidente do CIBiogás, Cícero Bley Júnior acompanhou Samek na viagem. A edição do evento deste ano, que começou na terça-feira (6) e termina nesta sexta, tem como tema o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Cerca de 40 países estão representados na conferência, entre ministros e assessores de governo.
   
Segundo Samek, o acordo de cooperação da Itaipu com a FAO consolida os laços entre as duas instituições, que já vem sendo estreitados há algum tempo, como com a implantação no PTI do escritório sub-regional da FAO para apoio aos três estados do Sul do Brasil, que já opera a plena carga.

"A aproximação com a FAO faz parte da estratégia mundial de cooperação Triangular Sul-Sul, pela qual empresas como Itaipu e organismos como a FAO estabelecem bases para esforços conjuntos visando combater a fome, preservar as águas e estabelecer acesso universal à energia", disse Samek, ao firmar o documento.
 
Centro tecnológico demonstrativo de boas práticas
    
No ano passado, a Itaipu e a FAO anunciaram a criação em conjunto de Centro Tecnológico Demonstrativo de Modelos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) na região de abrangência das ações da FAO e Itaipu no Oeste do Paraná. O escritório descentralizado da FAO, já instalado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), servirá como a futura sede de referência do centro.

Na prática, o centro abrigará unidades de demonstração nas áreas de energias renováveis, gestão participativa de bacias hidrográficas, plantio direto e agricultura de baixo impacto, educação ambiental, aquicultura, cooperativas e modelos inclusivos de participação social, políticas da agricultura familiar, banco de tecnologias sociais (possível parceria com a Fundação Banco do Brasil), fortalecimento e expansão da Unila – a Universidade Federal da Integração Latino-Americana.