Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu divulga ações de sustentabilidade na ExpoLondrina 2015
Tamanho da letra
15/04/2015

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, participou de dois eventos nesta terça-feira (14), na ExpoLondrina 2015. Tanto na palestra “O Agronegócio e a Sustentabilidade”, quanto no “1º Seminário Campanha Plante seu Futuro”, ele divulgou as ações socioambientais da Itaipu, principalmente aquelas ligadas à agricultura e ao cuidado com o solo e as águas.

Promovida pela Sociedade Rural do Paraná, Rádio CBN Londrina e Cooperativa Integrada, a palestra fez parte da programação técnica da ExpoLondrina 2015.
      
Samek apresentou o programa “Cultivando Água Boa” e os resultados já alcançados. “O programa é uma somatória das melhores práticas produzidas no Paraná, no Brasil e também no exterior, e agrega todos os atores sociais da bacia hidrográfica. Este é o grande diferencial do Cultivando Água Boa”, afirmou, mencionando o recém-conquistado prêmio de Melhores Práticas em Gestão da Água, do Prêmio Água para a Vida 2015, promovido pela ONU.
     
“É possível termos melhores oportunidades de trabalho e mais qualidade de vida para todas as pessoas do País e, ao mesmo tempo, termos um profundo respeito ao meio ambiente”, garantiu o DGB. Ele destacou, ainda, a importância das cooperativas no trabalho desenvolvido pela Itaipu. “Elas são fundamentais, afinal tudo passa por elas e há uma grande aproximação com os agricultores da região”.
     
Plante seu futuro      

Além da palestra, apresentada no período da noite, Samek participou, pela manhã, do “1º Seminário Campanha Plante seu Futuro”, promovido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, em parceria com a Faep, Fetaep, Ocepar, Embrapa, Iapar, Emater, Adapar e Itaipu. O evento também integrou a programação técnica da ExpoLondrina 2015.
     
O diretor focou sua participação na tecnologia do plantio direto, desenvolvida no Paraná, que virou modelo e passou a ser adotada em várias regiões do mundo. “O programa do governo do Estado surgiu para que a conservação do solo, com a adoção do plantio direto com qualidade, fosse retomada”.
       
Segundo Samek, na área de atuação de Itaipu, mais de 240 propriedades são monitoradas para avaliar como a técnica está sendo adotada.