Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu dá início no Brasil e Paraguai ao movimento mundial #ElesporElas
Tamanho da letra
23/06/2015

A Itaipu Binacional será a primeira empresa pública no Brasil a aderir ao movimento mundial #ElesporElas (www.heforshe.org/pt). E não estará sozinha. Além de Itaipu, que pertence ao Brasil e ao Paraguai, a campanha da ONU Mulheres no engajamento da população masculina pela igualdade de gênero e pelos direitos da mulher ganhará também o apoio da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), da comunidade de Foz do Iguaçu e das cidades vizinhas da região de fronteira. O lançamento da campanha será nesta quinta-feira, dia 25, às 14 horas, em solenidade no Cineteatro dos Barrageiros, instalado dentro da área da usina.

Durante a solenidade, o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e o diretor-geral paraguaio, James Spalding, assinarão um documento assumindo a adesão. Para a diretora financeira executiva da Itaipu, Margaret Groff, embaixadora do empoderamento feminino, esse é mais um marco importante de Itaipu nas ações de gênero.

Pioneira no setor elétrico na implementação de política de promoção da mulher, a empresa foi reconhecida em todas as quatro edições do Selo Pró-Equidade de Gênero do governo federal, e pela ONU na aplicação dos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs).  “Mas a construção desse processo é permanente”, explica Margaret.  “E a luta da igualdade é uma ação que beneficia diretamente toda a humanidade”, complementa.

São esperadas para a cerimônia mais de 500 pessoas. Entre as autoridades, estão confirmadas a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM); a ministra paraguaia Ana Maria Baiardi, do Ministerio de la Mujer; a diretora regional da ONU Mulheres para as Américas e Caribe, Luiza Carvalho; e as representantes da ONU Mulheres Brasil e Paraguai, Nadine Gasman e Carolina Taborga.  Outros convidados e convidadas importantes devem confirmar presença no decorrer da semana.

Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, destaca o ineditismo da adesão da binacional. “Sob a liderança da Itaipu, estamos realizando o primeiro lançamento de empresas envolvendo dois países (Brasil e Paraguai). Mobilizando o setor corporativo, estamos conseguindo ampliar o movimento ElesPorElas para funcionários, clientes,  fornecedores e corporações”.

Evento

A programação começa com apresentações artísticas. A banda londrinense de jazz Cluster Sisters, que inclui mulheres e homens entre os integrantes e participou da primeira edição do programa Superstar, da Rede Globo, abre a programação musical. Em seguida, os roqueiros do conjunto paraguaio Revolber sobem ao palco. O jornalista Carlos Gruber e a atriz paraguaia Lali Gonzalez serão os mestres de cerimônia.

O público masculino poderá aderir ao movimento por meio de totens que ficarão espalhados pelo Cineteatro. Cartazes da campanha #ElesporElas estarão disponíveis para os homens que quiserem compartilhar fotos nas redes sociais.

O que mudou

Empresa que em sua origem era tipicamente masculina, pelas características da época de sua construção, a usina de Itaipu hoje é exemplo no Brasil e no exterior pela aplicação da cultura da equidade de gênero e do empoderamento da mulher. Além do aumento do número de mulheres em cargos de chefia, a empresa adota como política interna, entre outros itens, a inclusão como dependentes dos benefícios concedidos pela empresa de companheiros (as) em união estável, inclusive homoafetivos; e a introdução do horário móvel para facilitar que pais e mães possam levar e buscar os filhos na escola.

Até 2003, as mulheres detinham aproximadamente 10% dos cargos gerenciais em Itaipu; em 2015, já representam 22%. Pelas ações de gênero, a diretora Margaret Groff foi vencedora em 2013 do Oslo Business for Peace Awards, tornando-se embaixadora do empoderamento das mulheres.

Em reconhecimento a esse trabalho, a Itaipu Binacional recebeu por quatro vezes consecutivas o selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do governo federal, em suas quatro edições. E, em 2013, Itaipu foi agraciada pela ONU Mulheres e o Pacto Global com o 1º Prêmio de Liderança em Empoderamento das Mulheres, na categoria “Sete Princípios” da ONU Mulheres e Pacto Global.
Agora em 2015, a Itaipu vai lançar a segunda edição do Prêmio Weps Brasil – Empresas Empoderando Mulheres. A primeira edição foi em 2013. Mais de 30 empresas de pequeno, médio e grande porte foram premiadas ou receberam menção honrosa.

Sobre ElesporElas

ElesPorElas (HeForShe) é um movimento de solidariedade, desenvolvido pela ONU Mulheres para envolver lideranças governamentais e políticos, organizações masculinas e outras organizações da sociedade civil, universidades e escolas, homens e meninos em geral, pela igualdade de gênero e pelos direitos humanos das mulheres.

Esses parceiros são encorajados a agir contra as desigualdades enfrentadas por mulheres adultas e meninas. O objetivo é promover a reflexão e a ação sobre a responsabilidade que homens e meninos têm para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e da violência contra mulheres e meninas. Para mais informações, acesse www.heforshe.org.

Sobre a ONU Mulheres

A ONU Mulheres é a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. Foi criada para acelerar o progresso nos direitos das mulheres e meninas em todo o mundo. Para mais informações, acesse o site www.onumulheres.org.br e www.unwomen.org.