Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu comemora Mês da Mulher com três grandes eventos em Foz
Tamanho da letra
07/03/2016
A Itaipu Binacional preparou três grandes eventos em Foz do Iguaçu, para as comemorações do Mês da Mulher. O Dia Internacional da Mulher é comemorado neste 8 de março. A programação reúne o Fórum do Prêmio WEPs Brasil 2016 – Diálogos com lideranças nacionais e internacionais sobre os desafios das empresas para a promoção da equidade de gênero; a palestra "Uma jornada empreendedora", com Bel Pesce, “a menina que conquistou o Vale do Silício” e fundou a escola de empreendedorismo FazInova; e a cerimônia de entrega da segunda edição do Prêmio WEPs Brasil 2016 – Empresas Empoderando Mulheres.
 
A palestra de Bel Pesce será no dia 29, às 10h, no Cineteatro Barrageiro, na usina de Itaipu. O fórum está programado para o mesmo dia, no período da tarde, no Hotel Bourbon, onde à noite será realizada a solenidade de entrega da segunda edição do Prêmio WEPs Brasil, com a participação de executivos (CEOs) das empresas participantes e convidados especiais. 
 
Em sua segunda edição, o Prêmio WEPs Brasil 2016 – Empresas Empoderando Mulheres é uma iniciativa da Itaipu Binacional, em parceria com o Pacto Global Rede Brasileira, a ONU Mulheres, o portal Tempo de Mulher e outras instituições. Este ano, do total de empresas que se cadastraram no site da premiação, 137 fizeram a autoavaliação.
 
A escolha das finalistas foi feita por uma comissão de avaliadores, que checaram as informações prestadas pelas empresas durante visita nas próprias instituições. Por uma norma do regulamento, os nomes das selecionadas só serão conhecidos no dia da cerimônia. A quantidade e o número de participantes por categoria serão anunciados apenas uma semana antes da solenidade de premiação.
 
O prêmio WEPs Brasil reconhece os esforços das empresas que promovem práticas, programas e ações de promoção da cultura da equidade de gênero e empoderamento da mulher. O prêmio se baseia nos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles, WEPs, em inglês), iniciativa lançada pela ONU Mulheres e Pacto Global da ONU em 2010, com o objetivo de promover a equidade de gênero nas empresas, no ambiente de trabalho e na comunidade.
 
Para a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, idealizadora da iniciativa, o grande interesse, não só pelas adesões, mas das empresas em buscar informações sobre o prêmio, comprova um comprometimento cada vez maior dessas instituições com o empoderamento das mulheres, o que mostra também uma maturidade em relação ao tema.
 
“Esse compromisso é necessário para avançarmos na equidade de gênero e contribuirmos positivamente para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável aprovados nas Nações Unidas”, diz Margaret. Segundo ela, os depoimentos de executivos e executivas, dirigentes das empresas que participam da premiação, reforçam essa percepção. “A gente percebe o entusiasmo das empresas que querem e estão fazendo a lição de casa, o que nos motiva e nos deixa muitos felizes”, completa.
 
Palestra
 
Autora do livro “A Menina do Vale” e cofundadora da startup Lemon, Bel Pesce vem a Foz do Iguaçu falar sobre sua experiência pessoal e também sobre o trabalho que desenvolve à frente da FazInova, que ela criou para oferecer cursos exclusivos com foco em empreendedorismo, que visa justamente a descobrir novos talentos, baseado no que foi sua própria vida.
 
Aos 27 anos, Bel tem um currículo classificado como brilhante. Ela saiu do Brasil para estudar no conceituado MIT – Instituto de Tecnologia de Massachussetts. Formada precocemente em engenharia e ciências da computação, trabalhou no Vale do Silício (de onde veio o título de seu livro, “A Menina do Vale”) e atuou em empresas como Google e Microsoft. Lá mesmo ela ajudou a criar a startup Lemon, que tem como principal produto um aplicativo que funciona como uma carteira virtual.
 
De volta ao Brasil, ela montou a FazInova, um projeto para promover a inovação e empreendedorismo e contribuir para a geração de novos talentos. Os cursos, exclusivos, são extremamente práticos, como dizem os nomes: grandes habilidades do dia a dia, inovação aplicada a desafios reais e empreendedorismo sem enrolação.
 
Fórum no dia 29 à tarde
 
À tarde, às 13h30, abertura de Painéis, no Hotel Bourbon, para público fechado.
 
1.      Mulheres- Desafio das Carreiras de Tecnologia e Inovação;
 
2.      Gestão Corporativa e a Equidade de Gênero;
 
3.      Mulheres e o Desenvolvimento Local.
 
Sobre a programação do evento
 
Para mais informações sobre o evento, basta acessar o link www.premiowepsbrasil.org
 
Informações complementares
 
Nos próximos dias, todas as informações complementares ao fórum e demais atividades da programação, poderão ser acessadas pelo link www.celebraeventos.com.br/forumweps.
 
Conheça os Sete Princípios
 
Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
 
Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
 
Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras.
 
Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
 
Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres.
 
Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa.
 
Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade de gênero.
 
Equidade de gênero na Itaipu
 
Pioneira na adoção de medidas para garantir melhor equilíbrio nas relações de trabalho entre homens e mulheres, a Itaipu foi contemplada em todas as cinco edições do selo Pró-Equidade de Gênero Federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR).
 
Importância da construção da cultura
 
De acordo com dados da ONU, houve muitos avanços em relação ao tema, mas ainda há muito a ser feito. No mercado de trabalho, por exemplo, de cada 100 profissionais de alto escalão nas companhias, apenas oito são do sexo feminino. A taxa de desemprego das mulheres é o dobro da dos homens. Um terço das famílias brasileiras é chefiada por mulheres, metade delas é monoparental, quando apenas um dos pais arca com as responsabilidades de criar o filho ou os filhos. O salário das mulheres é equivale a 70% dos homens.