Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu caminha para índice zero de acidentes
Tamanho da letra
24/04/2008

O Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado hoje, foi celebrado nesta manhã, no auditório do Edifício de Produção. O evento contou com a presença do diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, do diretor técnico executivo, Antonio Otélo Cardoso, do diretor jurídico, João Bonifácio Cabral Júnior, e do diretor financeiro, Wilfrido Taboada Molinas, que representou o diretor-geral paraguaio, Ramón Romero Roa. O auditório ficou lotado com a presença de superintendentes e gerentes de diversos setores e de empregados da área de Segurança no Trabalho.

 


Samek faz exposição aos funcionários: sete anos
sem registro de acidentes fatais
Itaipu tem bons motivos para comemorar a data. De acordo com o engenheiro Wagner Silva da Rocha, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), há quase sete anos a empresa não registra acidentes fatais. O último aconteceu no dia 11 de setembro de 2001. Fortuitos com graves conseqüências à saúde não ocorrem há ainda mais tempo.

 

E não é só. O último acidente com eletricidade aconteceu há mais de quatro anos, e, nos últimos três anos, houve uma redução gradativa nos registros anuais de acidentes. Em 2005 foram 55; em 2007, 40.

 

Segundo o presidente da Cipa, no entanto, os resultados – altamente positivos para uma empresa que realiza trabalhos de manutenção que requerem muitos cuidados – ainda podem ser melhorados. “Para isso, conclamamos a todos para uma reflexão sobre os riscos à saúde em suas áreas”, afirmou Wagner Rocha. Em maio, a Cipa vai lançar uma cartilha sobre os perigos da desatenção. De acordo com o superintendente de Recursos Humanos, Edgar Carlos Eckelberg, a realização plena só vai acontecer a partir do momento em que for atingido o índice zero de acidentes. “É isso que devemos alcançar. Portanto, temos de estar sempre alertas, pois todo o cuidado é pouco”, disse.

 

Por justamente alcançar o objetivo destacado pelo superintendente de RH, dois gerentes da Superintendência de Manutenção receberam uma homenagem especial. O engenheiro brasileiro Paulo Roberto de Carvalho, da Divisão de Manutenção Eletrônica (SMME.DT), e o engenheiro paraguaio Jorge Eduardo Fraire Torros (à direita), da Divisão de Manutenção de Equipamentos de Transmissão (SMMT.DT), atingiram a meta de “zero acidentes” em suas respectivas áreas no ano de 2007.

 

“O nosso desafio agora é manter esse índice para os próximos anos. É uma meta coletiva, de todo o grupo”, disse Jorge Torros. “É motivo de orgulho para todos nós esse êxito. Ele só foi possível graças à dedicação de todos os 68 integrantes da nossa equipe”, afirmou Paulo de Carvalho.

 

Quem colaborou diretamente na obtenção desses resultados também foi lembrado. Em seu discurso, Samek fez questão de agradecer especialmente à turma do “jaleco verde”, da Segurança no Trabalho. “Itaipu deve muito a vocês, que fazem da nossa empresa um exemplo a ser seguido por várias outras. Elas se espelham no que vocês fazem aqui”, ressaltou o DGB.