Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu Binacional premia boas práticas de plantio direto na região Oeste do Paraná
Tamanho da letra
25/01/2018

A Itaipu Binacional premiou nessa terça-feira (23) os cinco produtores que melhor aplicaram a prática do plantio direto em propriedades no Oeste do Paraná. Eles foram selecionados entre 125 associados da Cooperativa Lar. Os vencedores ganharam um troféu, um kit com livros sobre plantio direto e visitas à usina de Itaipu.

O prêmio foi entregue pelo diretor de Coordenação da Itaipu, Newton Kaminski, durante o “Dia de Campo da Lar”, evento de tecnologia rural que reuniu quase 2 mil pessoas nessa terça (23) e quarta-feira (24), em Medianeira.

O primeiro lugar ficou com o agricultor de Medianeira Elídio Variani. O segundo colocado foi Jayme Berta, seguido de Vilson Berlanda, Renato Bortolini e Clóvis Abônico.

“O plantio direto já é aplicado no Oeste do Paraná desde 1990. É uma prática de conservação do solo na qual se evita o uso de máquinas para arar a terra. Nosso objetivo é contribuir e avaliar essa prática nas lavouras para que haja uma continuidade”, afirmou Kaminski.

Para se chegar ao resultado da premiação, agrônomos da Federação do Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP), em parceria com a Itaipu Binacional, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Parque Tecnológico Itaipu (PTI) acompanharam as lavouras nos últimos sete meses e avaliaram a precisão da técnica com o uso do Índice de Qualidade Participativo (IQP). A ferramenta analisa parâmetros agronômicos de qualidade e boas práticas para manejo do solo, dando notas de zero a 10.

Durante o evento também foram cadastrados novos produtores interessados em utilizar o IQP. No local, em parceira com o Centro Internacional de Energias Renováveis, a Itaipu expôs os veículos elétrico e movido a biometano.