Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu apresenta o CAB em evento paralelo da COP 21, em Paris
Tamanho da letra
03/12/2015

O diretor-geral paraguaio de Itaipu, James Spalding, e o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, apresentaram, nesta quinta-feira (3), pela manhã, o Programa Cultivando Água Boa (CAB), na Conferência Internacional sobre a Água, Megacidades e Mudança Global, da Unesco. O evento faz parte da programação paralela da 21ª Conferência do Clima (COP 21), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Paris. O CAB foi eleito pela ONU-Água como a melhor prática de gestão de recurso hídrico do mundo em 2015.
   
A COP reúne 150 chefes de estado e representantes de governos de todo o planeta. O objetivo é chegar a um acordo global sobre redução de emissões para frear as mudanças climáticas. A Itaipu Binacional participa do evento até 11 de dezembro.
    
Durante o encontro, Friedrich falou também sobre os princípios e objetivos da Rede Global de Boas Práticas de Gestão da Água, que a Unesco pretende lançar em março de 2016 em Foz do Iguaçu, um dos 29 municípios contempladas pelo CAB. A iniciativa beneficia diretamente mais de 1 milhão de habitantes.
   
Representantes de pelo menos 25 países de todo o mundo participaram da reunião. O encontro foi presidido pela diretora da Divisão de Ciências da Água e Secretaria do Programa Hidrológico Internacional e vice-presidente da Onu Água, Blanca Jiménez.
   
Um dos focos do trabalho da diretora é o Monitoramento Integrado de Água e Saneamento relacionado à Iniciativa Global de Gestão Ambiental (Gemi), no cumprimento do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável para a garantia de cidades e comunidades sustentáveis. Os diretores participam ao longo do dia de várias reuniões bilaterais, no estande de Itaipu.
    
Outras participações   

Representantes da Itaipu estarão presentes em diversas atividades paralelas à programação da COP: o 15º Fórum de Inovação Sustentável; a Cúpula de Clima e Saúde; e o Fórum de Negócios “Caring for Climate”, do Pacto Global. Também vão expor na Galeria de Eficiência Mundial, no Museu Aeroespacial de Le Bourget, que reúne diversas soluções tecnológicas de baixo carbono.
   
Iniciativas  
Entre as iniciativas que serão apresentadas pela Itaipu estão o Cultivando Água Boa (eleito pela ONU-Água como a melhor prática de gestão da água no mundo, em 2015), a geração de energia a partir do biogás das atividades agropecuárias e os programa Veículo Elétrico (VE), Compras Sustentáveis e Equidade de Gênero, além de ações para promover o Turismo e projetos do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
 
Estande
O estande da Itaipu, único da América Latina em exposição no espaço de La Galery, um dos eventos paralelos da 21ª Conferência do Clima (COP 21), já recebeu centenas de visitantes. São pessoas interessadas em conhecer os mais diversos programas desenvolvidos pela Itaipu Binacional. O atendimento está sendo feito pelo gerente da Divisão de Imagem Institucional, Daniel Reis.