Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu apresenta experiência do CAB no Fórum Social Temático
Tamanho da letra
22/01/2014

Pelo terceiro ano consecutivo, o Programa Cultivando Água Boa (CAB), da Itaipu Binacional, estará entre as iniciativas apresentadas no Fórum Social Temático 2014, em Porto Alegre, que tem como tema central em 2014 a “Crise capitalista, democracia, justiça social e ambiental”.

Segundo o coordenador executivo do Fórum Social Temático 2014, Mauri José Vieira da Cruz, o Fórum enfatiza a Crise Capitalista - objetivo do evento -, discute e denuncia esse modelo econômico.
 
"É preciso conscientizar as populações e os governos de que é necessário outro modelo, e que é possível. Porém, é necessário que haja uma grande mobilização mundial para que se reverta essa dominação capitalista sobre a humanidade", afirmou.

Agenda

Nesta edição, a participação de Itaipu começou nesta terça-feira (21), no Fórum Mundial de Educação. Representantes da Itaipu falarão sobre a experiência da binacional em dois grupos de trabalho: Educação e Meio Ambiente e Paradigmas Emergentes.

Na quinta-feira, integrantes do programa CAB estarão na marcha de abertura do Fórum Social Temático, com saída às 15h do Largo Glênio Peres. O diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, estará no Fórum.

Na sexta-feira, a binacional começa a participação das atividades autogestionárias – mesas de trabalho propostas por instituições, sociedade civil e ONGs. Itaipu coordenará três dessas atividades, na própria sexta-feira e no sábado. Todos os debates com participação da empresa serão na Câmara Municipal.

Proposta pelo Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, a mesa “Educação transformadora e a construção de um novo paradigma” debaterá o tema na manhã de sexta, das 9h às 12h, no Plenário Otávio Rocha. Também discutirão o assunto representantes do Yanten, Instituto Cultural Padre Josimo, BionatExpo, Coperfarm, Aprosmi, Coafaso, Cooprafa, Cofamel, GranLago, Biolabore e Capa.

No sábado, o tema será “Governança participativa e democracia direta”, também proposta do Conselho dos Lindeiros, com debatedores da Amop e do Programa Cidades Sustentáveis, das 9h às 12h, no Plenário Ana Terra. No mesmo dia, das 14h às 17h, será a vez da discussão “Redescobrindo as plantas medicinais”, proposta pelo Yanten – Centro Popular de Saúde. Dividem o grupo de trabalho a UFPR, a Fiocruz e os ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Saúde.