Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Itaipu amplia medidas de segurança durante os Jogos Olímpicos
Tamanho da letra
03/08/2016
A Itaipu Binacional vai aderir à força-tarefa nacional mobilizada pelo governo federal para garantir mais segurança ao turista durante a Olímpiada Rio 2016. Nos dias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (5 e 21 de agosto), haverá restrição para as visitas institucionais e turísticas que passam pelo interior da usina. A visita panorâmica e os demais passeios externos funcionarão normalmente nesses dois dias. Durante os demais dias dos jogos não haverá qualquer alteração.
 
Desde segunda-feira (1º), a Itaipu adotou um conjunto de medidas para ampliar a segurança na usina, localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai. A ação é preventiva e tem como objetivo dar mais tranquilidade aos visitantes, empregados e fornecedores neste período. Durante a Olimpíada, o mundo inteiro estará com as atenções voltadas para o Brasil.
 
A usina de Itaipu, considerada área de segurança nacional, é a segunda maior atração turística de Foz do Iguaçu, atrás apenas das Cataratas do Iguaçu, um dos mais belos cartões-postais do mundo. Todo o lago de Itaipu, de Foz a Guaíra, vem sendo monitorado 24 horas pelos órgãos de segurança, como polícias Federal e Marinha.
 
Medidas
 
Durante os jogos, não será permitido o uso de mochilas, bolsas e sacolas pelos turistas em todas as visitas, tanto na usina como no Ecomuseu e no Refúgio Biológico Bela Visita (RBV). Haverá um armário para o acondicionamento dos pertences dos visitantes em cada um desses pontos, para evitar transtornos no embarque dos ônibus e, por consequência, na visitação. Durante a revista pessoal, os visitantes passarão por um detector de metal portátil, em formato de raquete.
 
Não haverá alterações na visitação à área industrial, com exceção dos dias 5 e 21. Os grupos, no entanto, serão menores, com no máximo 25 pessoas. Os acessos via Central de Cadastramento somente serão autorizados mediante apresentação de documento pessoal, com foto. A quantidade de câmeras de segurança será ampliada, particularmente na área de bilheteria, embarque e estacionamento do Centro de Recepção do Visitante.