Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu ama e respeita os animais
Tamanho da letra
10/04/2008

Um livro para quem ama e respeita os animais. "100 animais ameaçados de extinção no Brasil. E o que você pode fazer para evitar", de Sávio Freire Bruno, recém-lançado pela Ediouro, destaca o trabalho de Itaipu e do nosso pessoal do Refúgio Biológico Bela Vista na preservação do cervo-do-pantanal e da ararinha-azul. Neste caso específico, uma das fotos que ilustram a matéria sobre a ave é de Caio Coronel.

 

Em relação ao cervo-do-pantanal, o livro, que responsabiliza em parte a construção de hidrelétricas pelo desaparecimento da espécie, curiosamente elogia o trabalho de Itaipu. “Um bom exemplo que deveria ser imitado são os parques, corredores e reservas criados pelo grupo que controla a hidrelétrica de Itaipu”, diz o autor. E o pessoal do Refúgio faz por merecer, afinal, Itaipu possui um plantel de cinco exemplares dessa espécie: dois machos e três fêmeas.

 

Já em relação à ararinha-azul, Itaipu, por reunir condições ideais, apenas cedeu o local para abrigar um exemplar (um macho) durante a quarentena de sua chegada ao Brasil. Ritchie veio da Alemanha e ficou no Refúgio antes de ir para São Paulo, onde iria conhecer sua futura parceira, Flô, em local que o Ibama preferiu não identificar, já que as ararinhas-azuis não podem ser expostas ao público.

 

Na época, o Ibama elogiou Itaipu - e o Refúgio em particular - pelas condições do recinto onde ficou abrigado Ritchie, pelos cuidados da equipe do Refúgio com a ave e pelo nível excelente de todo o pessoal técnico. "Itaipu tem o melhor sítio ambiental para se fazer uma quarentena como essa", afirmaram os representantes do Ibama.

 

Na página final, o autor agradece a várias instituições, Ongs e pessoas para a elaboração da obra, entre elas o jornalista Cláudio Dalla Benetta, gerente da Divisão de Imprensa.

 

Refúgio

 

Itaipu mantém um total de 332 animais de mais de 50 espécies, dos quais 173 são mantidos no zoológico da usina e outros 159 no Casib. Além do cervo-do-pantanal, destacam-se a onça-pintada, o tamaduá-bandeira e o urubu-rei.

 

Reprodução

 

Itaipu tem conseguido ótimos resultados com a reprodução de animais em cativeiro. Entre dezembro e janeiro, nasceram na área do Refúgio Biológico Bela Vista uma jaguatirica, um cervo-do-pantanal e uma harpia, que morreu uma semana depois.

 

Uma das grandes expectativas agora é em relação à reprodução da onça-pintada, com a aproximação do casal Juma e Tonhão. O Criadouro de Animais Silvestres (Casib), mantido no refúgio, já reproduziu aproximadamente 800 animais de 42 espécies, desde 1988. O índice de sobrevivência dos filhotes é superior a 70%.