Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu ajudará a construir uma escola-modelo
Tamanho da letra
21/11/2007

Os moradores da Vila C, em Foz do Iguaçu, devem ganhar, em breve, um “presente de final de ano”, nas palavras do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek. Samek reuniu-se na terça-feira, à tarde, com o prefeito de Foz, Paulo Mac Donald Ghisi, para acertar os detalhes da parceria entre Itaipu e a Prefeitura para a construção de uma escola-modelo no bairro. A nova estrutura, que deve começar a ser construída ainda este ano, será feita no local onde atualmente funciona a Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima – inaugurada em 1974 –, que já não atende mais às necessidades dos estudantes.

 


Samek e Mac Donald
O projeto da nova escola prevê uma estrutura capaz de atender até 800 alunos, com espaços para desenvolver diversas habilidades das crianças, como piscinas, quadras poliesportivas cobertas, sala de informática, sala de música e sala de artes, entre outros, a exemplo da escola Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo. Haverá possibilidade, ainda, de se ampliar a escola no futuro, se necessário.

 

A intenção é que a escola atenda não apenas aos estudantes, mas à comunidade como um todo. Também deve ser disponibilizado, anexo à escola, um centro de convivência para os idosos, um clube de mães e uma creche.

 

Jorge Samek sugeriu ao prefeito, ainda, que a escola funcione com conceitos de sustentabilidade, como aquecimento solar e reaproveitamento da água da chuva. Paulo MacDonald gostou da idéia e disse que vai adaptar o projeto.

 

De acordo com Jorge Samek, a proposta da escola vem ao encontro das ações socioambientais realizadas na comunidade da Vila C, por meio do programa Energia Solidária, mantido por Itaipu, e servirá de referência na região. “A somatória dos nossos esforços e recursos para a construção desta escola, que tem uma concepção moderna e completa, certamente vai transformar o local”, afirmou.

 

O DGB lembrou que a Vila C tem uma relação afetiva histórica com Itaipu, já que hoje mora no bairro grande parte dos antigos barrageiros que ajudaram na construção da usina. A escola vem completar ações conjuntas com a comunidade que Itaipu vem desenvolvendo, como a regularização dos imóveis, reforma do centro comunitário, parceria com a associação dos moradores, entre outras. “A população certamente será a grande ganhadora”, afirmou.

 

Para o prefeito Paulo Mac Donald, a expectativa com a construção da nova escola é que ela seja uma revolução na Vila C. “Essa estrutura possibilitará que a comunidade participe da vida escolar. Também oferecerá atividades que permitam uma formação integral das crianças, tanto nos aspectos educacionais quanto culturais e esportivos”, destacou.

 

Participaram da reunião, no Centro Executivo de Itaipu, a diretora financeira executiva, Margaret Groff, o diretor jurídico, João Bonifácio Cabral Júnior, e o assistente de Samek, além do arquiteto da Prefeitura responsável pelo projeto da escola, José Mário B. Júnior.