Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu adere a campanha da ONU de combate ao desmatamento
Tamanho da letra
21/06/2007

A Itaipu Binacional acaba de aderir à campanha internacional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) de plantar um bilhão de árvores em todo o mundo até o final deste ano. A empresa, juntamente com seus parceiros, vai contribuir com o plantio de 500 mil mudas na faixa de proteção do reservatório, nos corredores de biodiversidade (matas que interligam áreas de proteção ambiental) e nas matas ciliares das microbacias da região. “O plantio de árvores em larga escala é uma necessidade urgente frente aos efeitos do desmatamento e do aquecimento global”, afirmou o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich.

 

O compromisso da empresa com a campanha foi firmado ontem (21), durante reunião do Conselho Gestor do Centro de Saberes e Cuidados Ambientais, que está sendo implantado em Foz do Iguaçu com apoio do PNUMA. O representante do órgão para a América Latina e o Caribe, Enrique Leff, disse que a contribuição de Itaipu será importante para o cumprimento da meta de um bilhão de mudas plantadas. “O objetivo da campanha é incentivar o reflorestamento. Queremos que ela continue e seja ampliada nos próximos anos. O plantio tem que ser maior que a taxa de desmatamento pois só assim revertermos os efeitos negativos da degradação ambiental”, disse Leff.

 

Essa é a iniciativa de maior envergadura do PNUMA para combater os efeitos do aquecimento global. Mas o número um bilhão ainda está longe de reverter os níveis atuais de desmatamento. Segundo estimativas da instituição, seriam necessários 130 bilhões de árvores para recuperar a perda de florestas somente da última década.

 

A participação é aberta a todas as instituições e pessoas, ou seja, qualquer cidadão, comunidade, empresa, organização de sociedade civil ou governo pode contribuir com o programa. Até o momento, a contribuição mais ampla foi a do México, que se comprometeu em plantar 250 milhões de árvores até dezembro de 2007.

 

Para participar, os interessados podem se inscrever pelo site do PNUMA (www.unep.org). Basta preencher um formulário on-line, assumindo o compromisso, e, posteriormente, enviar informações de como está o plantio. A contribuição pode ser feita com apenas uma árvore.

 

Ações ambientais

 

Ao todo, Itaipu preserva 108 mil hectares de florestas em sua área de influência, divididos em Reservas, Refúgios Biológicos e Faixa de Proteção do Reservatório. Essas ações fazem parte do programa Cultivando Água Boa. O programa é internacionalmente reconhecido com o prêmio Carta da Terra e abrange desde ações de recuperação do passivo ambiental (limpeza das microbacias, tratamento de efluentes da atividade agropecuária, incentivo a técnicas sustentáveis de manejo agrícola), passando pela preservação da biodiversidade (como a implantação de corredores de biodiversidade e a construção do Canal da Piracema, que permite a migração de peixes ao longo do Rio Paraná) e pela educação ambiental.