Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu abre nesta terça, 19, programação da Semana Nacional de Museus
Tamanho da letra
18/05/2015

A Divisão de Educação Ambiental de Itaipu, em parceria com a Faculdade União das Américas (Uniamérica) e o Conselho dos Municípios Lindeiros, abre nesta terça-feira (19), às 9h, em Foz do Iguaçu, a programação da 13ª Semana Nacional de Museus, no Ecomuseu de Itaipu.  A semana segue até sábado (23) com atividades ligadas ao tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

A abertura terá a presença de gestores culturais dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3), área de influência da usina. Uma das novidades deste ano é a instalação interativa “Árvore da Vida”, elaborada por comunidades indígenas, com esculturas que representam a diversidade da fauna e da flora regional.

Os visitantes do Ecomuseu serão convidados a escrever e a pendurar nos galhos da árvore mensagens com compromissos para a sustentabilidade, tema da semana nacional. A ideia é desafiar o visitante a refletir sobre o que fazemos para preservar o nosso planeta.

Durante toda a semana, das 8h às 16h, também haverá visitas guiadas no Ecomuseu com alunos de escolas da região. “Nós já preparamos os monitores para falar sobre a semana do museu e questões ligadas à sustentabilidade”, antecipou a gerente da Divisão de Educação Ambiental (MAPE.CD), Leila de Fatima Alberton.

Evento para comunidade

Para o sábado (dia 23), o Ecomuseu preparou um grande evento aberto à comunidade, com oficinas e atividades recreativas – incluindo o resgate de antigas brincadeiras, como jogo de peteca e amarelinha. “Serão atividades lúdicas, para todas as idades”, disse Leila.

As oficinas têm vagas limitadas e necessitam de inscrição prévia – o interessado (empregado ou comunidade externa) deverá enviar um e-mail até quarta-feira (dia 20) para o endereço barb5261@expresso.itaipu.

A primeira oficina, das 14h às 16h30, no espaço Choupana, será “Cultivando saúde: saberes e sabores das plantas condimentares”, ministrada por Roseli Turcatel Motter.

A segunda, das 14h às 16h, é “Yoga e consciência”, no Auditório do Ecomuseu, apresentada pelo colega Rodrigo Cupelli. O tema do último workshop será “Jogos educativos e sustentabilidade”, voltado para crianças de 9 a 12 anos, no Espaço Educativo, das 14h às 16h30, com Lucilei Bodaneze Rossasi.

Sobre a semana

A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus e mobiliza instituições de todo o País. O tema deste ano, “Museus para uma sociedade sustentável”, vai ao encontro das atividades desenvolvidas pelo Ecomuseu de Itaipu e de seus dois programas – Educação Ambiental e Valorização do Patrimônio Institucional e Regional.