Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Itai mostra resultados ao completar 10 anos
Tamanho da letra
25/10/2006

O Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai) completou este mês 10 anos de fundação. Criado com o objetivo de ser uma entidade de integração voltada ao desenvolvimento tecnológico da região, o Itai foi o idealizador do projeto para a criação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), empreendimento considerado imprescindível para o processo de desenvolvimento regional. Atualmente, o Instituto é um dos parceiros estratégicos do PTI.

 

A história do Itai começou ainda em 1995, quando professores do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, com o apoio de empresas do setor público e privado, entre elas a Itaipu Binacional, se mobilizaram para criar uma entidade que seria responsável pela integração do setor público, comunidade empresarial e instituições de ensino e pesquisa, visando o desenvolvimento científico e tecnológico da região.

 

Assembléia de constituição

 

Oficialmente, o Itai surgiu no dia 12 de outubro de 1996, quando foi realizada a assembléia de constituição do Instituto. Cerca de 20 entidades, entre instituições governamentais, empresas do setor público e da iniciativa privada, além de universidades, participaram da assembléia como membros fundadores do Itai.

 

Quatro meses após a sua constituição, o Itai iniciava as atividades na sala do laboratório de multimídia do curso de Ciência da Computação da Unioeste. As primeiras ações foram direcionadas para a campanha de associação de membros mantenedores do Instituto e para a criação da Incubadora Empresarial Tecnológica do Iguaçu - o que aconteceu em 1998.

 

Novas tecnologias

 

Nestes 10 anos de existência, o Itai desenvolveu importantes projetos, como os programas de fomento à ciência, à tecnologia e à formação de recursos humanos, a parceria com pequenas e médias empresas em projetos de implantação de novas tecnologias, e o apoio a jovens empreendedores na criação de novas empresas de base tecnológica.

 

O Itai também desenvolve diversos projetos em conjunto com o PTI, como o dos Telecentros de Informações e Negócios, que visa promover a inclusão digital de comunidades carentes e micro e pequenos empresários; o Sistema Registrador de Perturbações de Período Dinâmico, desenvolvido para a Itaipu Binacional; o Sistema de Autenticação e Controle de Acesso através de Smartcard; além de outras ações desenvolvidas em conjunto na Fábrica de Empreendimentos.

 

Nova diretoria

 

No mês em que completou 10 anos, o Itai também elegeu a nova diretoria executiva, que tem como diretor-presidente Jaime Nelson Nascimento, e diretores Antonio Marcos Massao Hashisuca e Hans Gerhard Schorer.

 

O primeiro diretor-presidente do Itai foi Juan Carlos Sotuyo. Ele assumiu a diretoria provisória do Instituto em 12 de outubro de 1996 até que fosse eleita a diretoria executiva do Instituto. Em 9 de novembro do mesmo ano, Hans Gerhard Schorer foi nomeado diretor-presidente do Itai e permaneceu no cargo até julho de 2002.

 

De julho de 2002 a abril de 2004, o Itai teve novamente como diretor-presidente Juan Carlos Sotuyo. O seu sucessor foi Jorge Habib Hanna El Khouri, que presidiu o Instituto de julho de 2004 até outubro deste ano.