Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Ironman 70.3 reúne mais de mil atletas neste sábado na Itaipu
Tamanho da letra
28/08/2015

A primeira edição binacional da história do Ironman 70.3 vai conhecer seu campeão no começo da tarde deste sábado, 29. A disputa será na usina de Itaipu. Os mais de mil atletas de 15 nacionalidades, entre eles 91 mulheres, terão que concluir 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida em no máximo oito horas. Os líderes do triatlo começarão a despontar já nas primeiras quatro horas de prova. A premiação está prevista para começar as 14h.

O Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay 2015 classificará 35 atletas para o Ironman 70.3 World Championship 2016. O mundial de 2016 acontecerá em Sunshine Coast, na Austrália, no dia 4 de setembro. A prova em Itaipu é o terceiro evento do Circuito Ironman Brasil 70.3, que incluiu uma prova em Brasília, em 5 de abril, e, depois de Itaipu, terá ainda outra prova no Rio de Janeiro, em 4 de outubro.

A largada do Itaipu Ironman Brasil Paraguay 2015 será às 9h30, na margem direita da usina, em Hernandárias. Haverá transporte para o público nos centros de recepção de visitantes nos lados brasileiro e paraguaio da usina. A entrada é de graça. Os ônibus partirão até o local da largada, na Segurança Empresarial da margem direita, das 6h30 às 8h30 (5h30 às 7h30 no horário do Paraguai).

A ministra de Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, que participou do lançamento do Ironman Brasil Paraguay no mês passado e declarou o evento como de interesse turístico do Paraguai e, também, do Mercosul, uma das mais entusiastas da disputa binacional, confirmou presença na programação. Os diretores-gerais de Itaipu, Jorge Samek, do Brasil, e James Spalding, do Paraguai, também estarão presentes.

Segundo Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social e presidente do Fundo Iguaçu, os eventos esportivos “contribuem para projetar uma imagem positiva da usina, de Foz do Iguaçu, da região e do Brasil”. "Definitivamente, a região se consolidou como um destino esportivo", afirmou.

Além do Ironman, Foz do Iguaçu recebe a Copa Mundial de Slackline, em outubro, no Gramadão da Vila A; e a 8ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, com percurso entre a usina e o Parque Nacional do Iguaçu, em 27 de setembro. A última grande disputa deste ano foi o Rally dos Sertões, que, depois de percorrer 2.917 quilômetros, a partir de Goiânia (GO), foi encerrado no Mirante do Vertedouro da usina, no dia 8 de agosto.

De acordo com Piolla, no caso do Ironman, os atletas – que não são profissionais - normalmente viajam acompanhados por familiares e o benefício para Foz do Iguaçu se traduz em “toda a cadeia do turismo”. Os organizadores estimam que cada atleta venha acompanhado de quatro pessoas, totalizando 5 mil visitantes.

Abertura oficial

Nesta quinta-feira, 27, a abertura da Expo 70.3 no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da margem esquerda, em Foz do Iguaçu, antecedeu o Ironman 70.3 Brasil Paraguay. O espaço de mil metros quadrados é destinado aos expositores e parceiros do evento e, ainda, à alimentação e circulação do público e competidores.

Diversas atividades da programação oficial - como a entrega dos kits dos atletas, credenciamento e congressos técnicos - também acontecerão no local até domingo, 30.

Largada

A largada será na parte paraguaia da usina, às 9h30. A primeira prova é a natação. Os atletas percorrerão os 1.900 metros a nado. Já o ciclismo inclui um trecho de 90,1 km. O trajeto passa pela barragem, margeia o reservatório de Itaipu e o Canal da Piracema e inclui ainda uma passagem pelo Mirante Central.

A segunda e terceira voltas têm início em frente do CRV, no lado brasileiro. Na última etapa, os atletas enfrentam 21,1 km de bicicleta, em uma única volta. O trajeto é feito pela pista lateral da Unila, Teatro do Barrageiro, Mirante do Vertedouro, Barragem Principal, Condutos Forçados e um trecho por baixo do vertedouro, com retorno em sentido contrário.

Entre os cerca de mil atletas que participam do Ironman 70.3 Brasil Paraguay, sete são empregados de Itaipu: os agentes de segurança James Humberto Rothhaar, Leandro Vilan, Wagner Swidenski e Rogério Telles, Márcio Rodrigo Marquetto, bombeiro; Eron Márcio Nyznyk, e Kleber Silva. A expectativa deles não é vencer a competição, mas cumprir todas as etapas em pelo menos seis horas.

Credenciamento

Os organizadores avisam que o credenciamento de imprensa é destinado única e exclusivamente aos profissionais com comprovada atuação editorial. Não serão atendidas eventuais solicitações de blogs, de pessoas que unicamente se destinam a vender fotos de clientes, sem nenhuma atuação editorial, de sites pessoais, de menores de idade, de membros de áreas comerciais, de publicações ou sites com lançamentos futuros, veículos experimentais e outros a critério da assessoria de imprensa do Ironman 70.3.

O Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay 2015 conta com patrocínio master da Itaipu Binacional, patrocínio da Mizuno e apoio da Gatorade, Aqua Sphere, Sportpass, Azul, 3zone, Integralmédica e Bella Itália. A organização é Latin Sports e realização da Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE).