Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Instituições firmam parceria para implantação do Projeto Trilha Jovem
Tamanho da letra
07/07/2006

A Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e o Instituto Pólo Internacional Iguassu firmaram ontem (04) um convênio com o Instituto de Hospitalidade (IH) para a implantação do Projeto Trilha Jovem - Turismo e Responsabilidade Social, em Foz do Iguaçu. O projeto visa preparar jovens de famílias de baixa renda para ingressar no mercado de trabalho no setor de turismo. O projeto também tem como parceiros a Itaipu Binacional, Ministério do Turismo, Secretaria Municipal de Turismo e Conselho Municipal do Turismo (Comtur).

 

Criado e desenvolvido pelo Instituto de Hospitalidade em Salvador (BA), o Projeto Trilha Jovem será implantado em quatro cidades brasileiras: Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. A previsão é atuar em 11 destinos até julho de 2007, beneficiando mais de 4 mil jovens.

 

Em Foz do Iguaçu serão ofertadas inicialmente 120 vagas. As aulas serão ministradas no PTI e a carga horária do curso será de 580 horas. Durante este período, os alunos participarão de oficinas específicas e complementares do setor do turismo, incluindo segurança de alimentos, língua estrangeira e informática. Também terão aulas práticas em empresas de alimentos e bebidas, viagens, turismo e hospedagem.

 

Resultados

 

O Projeto Trilha Jovem começou em 2004, em Salvador, e já capacitou cerca de 600 jovens. Em 2005, o projeto foi apresentado como “caso de sucesso” na geração de empregos para jovens, durante um evento organizado pela Fundação Internacional da Juventude (IYF), uma das entidades financiadoras do projeto. 

 

O sucesso do projeto foi comprovado através de pesquisas realizadas com os empresários do setor de turismo da cidade. Segundo os entrevistados, 80% dos participantes tiveram seu desempenho igual ou melhor a outros profissionais na mesma função e, quando questionados sobre o motivo desse resultado, 92% atribuíram o bom desempenho à formação oferecida pelo Trilha Jovem.

 

“O Trilha Jovem surgiu da intersecção de dois desafios socioeconômicos articulados: a demanda de inserção social e profissional de jovens, especialmente os oriundos de famílias de baixa renda, e a necessidade de desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil. A partir do sucesso da fase piloto em Salvador, identificamos a oportunidade de expansão imediata do projeto”, afirma Gleice Guerra, coordenadora geral do Projeto Trilha Jovem. 

 

Como participar

 

Para participar do projeto, os interessados devem preencher a ficha de inscrição, que está disponível no Comtur e na Unioeste, entre os dias 10 e 12 de julho. A seleção será através da avaliação da ficha e de entrevista com os candidatos selecionados.

 

Mas, para ingressar no projeto, é obrigatório que o candidato tenha entre 16 e 24 anos, esteja cursando o ensino médio na rede pública e tenha renda familiar de até três salários mínimos. 

 

Serviço:
Inscrição para seleção do Projeto Trilha Jovem
Dias 10, 11 e 12 de julho de 2006
Horário: das 08h ás 12h e das 14h às 17:30 horas
Locais:
COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu
Rua Almirante Barroso, 1293 – 12º andar, sala 1203 – Edifício Pedro Basso – Centro
UNIOESTE – Campus Foz – Pólo Universitário