Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Instituições e empresas fazem parceria para gerar energia a partir do biogás de esgotos
Tamanho da letra
01/11/2006

Nos próximos dias 6 e 7, em Curitiba, Itaipu Binacional, Copel, Sanepar, Eletrobrás, Eletrosul, Ocepar, Cooperativa Lar, Cepel, Lactec e Fundação PTI estarão firmando um acordo de parceria e lançando o Programa de Geração Distribuída de energia a partir do biogás, com saneamento ambiental.

 

“O programa, que começou a ser articulado há pouco mais de seis meses, partindo da iniciativa das instituições paranaenses, passou a uma dimensão nacional, com a adesão das novas e bem-vindas parceiras”, diz Jorge Samek, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, junto com Rubens Ghilardi, diretor presidente da Copel. e com Stenio Jacob, diretor presidente da Sanepar, patrocinadores principais do programa.

 

Modelo da energia do biogás

 

A geração distribuída, explica Samek, busca dar valor econômico à energia gerada pelas próprias fontes consumidoras. No caso, utilizando-se do biogás gerado no tratamento dos esgotos de frigoríficos, granjas de aves, suínos e vacas leiteiras e também dos esgotos urbanos tratados pela Sanepar.

 

A geração distribuída não tem sido bem aceita pelo sistema elétrico nacional, porque apresenta riscos se não for executada segundo critérios rigorosos de segurança e sincronismo com as redes distribuidoras, o que é possível com um planejamento espacial eficiente. Por isso, a importância da participação da Eletrobrás e da Eletrosul, para a normatização deste tipo de geração, o envolvimento das cooperativas agroindustriais para validar as experiências e os laboratórios de pesquisa do setor elétrico para desenvolvê-la.

 

Remuneração da energia do biogás

 

Um pequeno criador de 2.000 suínos pode gerar com os dejetos destes animais, submetidos a um biodigestor, a energia suficiente para toda a sua propriedade e ainda sobra um excedente seis vezes maior do que a energia consumida. Com a Copel comprando esta energia, o produtor consegue incorporar uma receita importante para o seu agronegócio. O setor encontra enfim a cobertura que tanto precisa para enfrentar os custos do tratamento ambiental dos dejetos, o que lhe garantirá a sustentabilidade e a conquista de novos mercados exigentes em critérios ambientais de produção. O mesmo ocorre com os frigoríficos e com os esgotos urbanos.

 

Samek faz questão de frisar que a geração distribuída funcionará como um “Protocolo de Kioto” nacional, possível de ser reproduzido pelas regiões do Brasil . E só o setor elétrico, disponibilizando o conhecimento e as ferramentas tecnológicas que tem, poderia propor uma empreitada desta ao setor do agronegócio e do saneamento.

 

As instituições convocaram também, para um encontro de trabalho, as industriais fornecedores de insumos e equipamentos para biodigestores e conversores de biogás em energia, que encontrarão na geração distribuída a escala de negócios que necessitam para se desenvolver e, com isto, abrir novas oportunidades de trabalho.

 

Programação do Encontro em Curitiba

Para a Imprensa:

Dia 6 - 11 horas

Hotel Deville - Rua Comendador Araújo, 99

Nesse horário será assinado o protocolo de intenções para desenvolver um modelo para a energia gerada à base de biogás e com saneamento ambiental.

Programa Desenvolvimento de Modelo de Geração Distribuída, Base em Biogás, com Saneamento Ambiental.

 

Data:  06 e 07 de novembro 2006

Local: Hotel Deville, Rua Comendador Araújo 99. Fone 41 3883- 4777

 

Dia 06.11

Manhã

Protocolos

Horário: 9 às 11h - Reunião de nivelamento.

Apresentação do Programa - Informações - Cícero Bley Jr- Coordenador Geral

Diálogos sobre os projetos - Com os coordenadores de projetos

Horário: 11 às 12h: Assinatura do Termo de Compromisso (todas as instituições)  e da Carta do Projeto (instituições locais)

Pronunciamentos dos Diretores (nove)

Haverá chamada para cobertura da imprensa - Disponibilizar tempo dos diretores e porta-vozes das empresas

Horário : 12h às 13h45 - Almoço de confraternização no local (hotel).

Tarde

Workshop com fornecedores

Horário: 14 às 16h: - Parte 1 - Fornecedores de biodigestores

Apresentações de 20 minutos de cada um dos fornecedores presentes

16h às 16h15- Coffee break

Horário 16h15 às18h  - Parte 2 - Fornecedores de conversores. motores e células

Apresentações de 20 minutos de cada um dos fornecedores presentes

 

Dia 7.11

Manhã

Workshop com fornecedores (continuação)

Horário: 8 às 10h - Parte 3 - Fornecedores de controles, automação

Apresentações de 20 minutos de cada um dos fornecedores presentes

10h às10h30 - Coffee break

10h30 às 12h - Reunião de avaliação dos fornecedores - Participantes obrigatórios com direito a opinião e voto: os representantes das Instituições e Coordenadores de grupos. Facultativa a participação de todos os membros dos grupos de trabalho (projetos)

12h às 14h - Almoço no local

Tarde

14h às 16h - Reunião de acertos finais com fornecedores elegíveis

16h às 16h15 - Coffee break

16h15 às 18h -  Reunião com o novo grupo 1, Arranjos Institucionais - para encaminhamentos de definições sobre direitos e obrigações e acertos finais entre os grupos para início dos trabalhos.

Reuniões dos grupos de Projetos (1 a 5). Cada coordenador de grupo poderá utilizar-se deste tempo para combinar os encaminhamentos.