Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Imel conquista 1º lugar no Brasileiro de Canoagem Slalom
Tamanho da letra
06/11/2014

Canoístas do Instituto Meninos do Lago (Imel) - formado por atletas que treinam em Foz do Iguaçu e apoiado pela Itaipu Binacional - se destacaram no Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, no Parque das Laranjeiras, em Três Coroas (RS), no último fim de semana. O Imel conquistou 1.166 pontos no total, praticamente o dobro da equipe que ficou em segundo lugar, a Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (Apen), de Piraju (SP), com 650 pontos. O resultado consolida a posição obtida pelo Imel há alguns anos: a de melhor escola de canoagem slalom do País.
   
O evento é importante para a definição do ranking nacional, critério para os atletas da modalidade receberem o Bolsa Atleta em 2015.
   
Na disputa pelo C1 Masculino Sênior (canoa individual), dois iguaçuenses eram favoritos, Leonardo Curcel e Felipe Borges da Silva, que se deu melhor, completando o percurso em 99,21s. “Foi uma prova muito competitiva, estou muito feliz em ter superado grandes concorrentes”, comentou Silva.
 
Já na disputa do C2 Masculino Júnior (canoa dupla), os gêmeos Wallan e Welton de Carvalho confirmaram o favoritismo terminando em primeiro lugar, com o tempo de 120,45s. Wallan já pensa nos novos desafios. “Espero treinar bastante e dar o melhor nas próximas competições.”
 
No C2 Masculino Sênior a dupla pirajuense que treina no Canal Itaipu desde 2012 repetiu os bons resultados das últimas provas e ficou em primeiro. Charles Corrêa e Anderson Oliveira cumpriram o percurso em 106,35s. “Demos o máximo e estamos contentes com o tricampeonato consecutivo”, falou Corrêa.
   
Pela categoria K1 Masculino Menor (caiaque), Guilherme Schena, de Foz do Iguaçu, levou a medalha de ouro com o tempo de 105,90s. Já o paulista Gustavo Gozzo foi o campeão no K1 Masculino Master, completando o percurso em 116,03s.
   
No K1 Masculino Sênior, o atleta Pedro Henrique Gonçalves (Pepê) foi campeão brasileiro mais uma vez, com o tempo de 90,67s, o melhor de todo campeonato. “Na nossa categoria não tem favorito, mas eu estava defendendo o tetracampeonato e sabia que não ia ser fácil”, comentou Pepê.
   
Nas disputas das categorias femininas, Ana Sátila, do Imel, continua insuperável. A canoísta olímpica de 18 anos mais uma vez foi campeã no K1 e no C1 Feminino Sênior, com os tempos de 102,63s e 111,96s, respectivamente.
   
Repetindo a irmã mais velha, a caçula de Sátila, Omira Maria, levou o K1 Feminino Júnior com 121,53s. “Estou emocionada. Minha descida foi boa e acho que até podia ser melhor, mas agora vamos trabalhar ainda mais”, disse a canoísta de 14 anos. Outra atleta feminina campeã e também representando Foz foi Gabriele Aparecida dos Santos, que completou a prova do K1 Feminino Menor em 292,93s.
 
Olho em 2016
   
Para Ettore Ivaldi, treinador da Equipe Permanente de Canoagem Slalom, o evento cumpriu o seu papel. “Foi uma competição de alto nível. Pela organização e também pelos atletas que fizeram sua parte. Acho que estamos em um bom caminho para conseguir bons resultados nos Jogos Olímpicos em 2016.”
    
Para os organizadores, o resultado do evento – transmitido pelo canal fechado Sportv – foi positivo. Segundo Rogério Gradi, prefeito de Três Coroas, o campeonato atendeu as expectativas. “Para nós é uma honra sediar um evento deste porte, com atletas de todo o País. Isso mostra a nossa força e tradição neste esporte. Além de ser um dos melhores lugares para a prática da canoagem, nossa cidade é um grande celeiro de atletas.”
   
O Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom teve o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e apoio do Sistema Unimed e Seguros Unimed.
   
Resultados completos no link http://www.canoagem.org.br/evento/resultados/eventos_id/679
   
Mais informações em http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/679