Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Iluminação rosa da Barragem de Itaipu termina neste sábado (1º)
Tamanho da letra
31/10/2014

Quem ainda não conferiu a iluminação da barragem em tons rosa tem até sábado (1º) para visitar Itaipu. Ao longo de todo mês de outubro, a binacional aderiu à campanha Outubro Rosa, que leva uma mensagem sobre a prevenção do câncer de mama. Como a atração acontece nas sextas e sábados, este ano, a última iluminação rosa vai acontecer no primeiro dia de novembro.
    
O espetáculo é realizado às 21h, no horário de verão brasileiro. Os apresentadores contam a história de Itaipu antes que todas as luzes sejam apagadas. Então, parte por parte, a barragem vai sendo iluminada em sincronia com uma trilha sonora criada especialmente para a apresentação. No final, a barragem recebe a luz dos 747 refletores e das 112 luminárias.

Para prestigiar, o visitante pode comprar o ingresso no site www.turismoitaipu.com ou nos guichês do Complexo Turístico Itaipu. O valor do ingresso é R$ 15 (integral) e gratuito para moradores da região que trouxerem comprovante de endereço. Nesta atração, não se aplica a meia entrada.

Outubro rosa

Do começo do mês até esta sexta-feira (31), 2.582 visitantes prestigiaram a iluminação da barragem e conferiram o tom rosado, que começou no dia 3 de outubro. A adesão à campanha é uma iniciativa binacional, brasileira e paraguaia.
   
Em 2013, a substituição das lâmpadas foi bastante trabalhosa. Foram feitos vários testes até chegar à cor ideal. Este ano, com a infraestrutura já preparada, os preparativos ficaram mais fáceis e rápidos. A troca foi feita em dois dias.
       
Na iluminação da barragem, 20% das mil lâmpadas utilizadas no espetáculo foram substituídas para chegar ao tom rosa. Itaipu também iluminou a fachada do Ecomuseu, as calotas do Parque da Piracema e o portal da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila), próximo à Barreira de Controle, na entrada da usina.
        
Alerta
    
Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, câncer de mama é o mais comum entre mulheres, mas pode ser prevenido. A mamografia é o exame ideal para detectar a doença. Esse tipo de câncer também acomete os homens. A prevenção, o diagnóstico e o tratamento são os melhores caminhos para a cura.