Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Gramadão recebe o River Games Festival, neste sábado (3)
Tamanho da letra
30/10/2018

O Gramadão da Vila A recebe, neste sábado (3/11), a edição 2018 do River Games Festival, que reúne atividades esportivas, culturais e gastronômicas. O evento tem o apoio da Itaipu Binacional. A entrada é gratuita.

Com atrações para toda a família, o festival começa às 9h, com um aulão de yoga, e prossegue até as 23h. Serão 14 horas de programação com shows gratuitos – com ênfase para o gênero rap –, atividades culturais, circenses e esportivas. Entre os destaques estão MC Marechal, rapper e ativista veterano dos palcos; os jovens MC Sant, Cynthia Luz e Froid, revelações do hip hop brasileiro; e Cidade Verde Sounds, banda de reggae.

O festival também contará com uma corrida noturna, a River Games Sunset Run. A largada está prevista para 18h, no estacionamento do Centro de Convivência dos Advogados, próximo ao Gramadão (Rua Perdigão, 380, Vila A). A corrida terá dois percursos: um de 4km e outro de 8km. As inscrições podem ser feitas pelo site www.meucalendariodeprovas.com.br. O valor é de R$ 110.

As atrações contemplam ainda um festival de cerveja, uma feira alternativa (de economia colaborativa), além de food park, espaço infantil e coleta de lixo eletrônico para descarte correto, uma forma de aliar sustentabilidade, esporte e cultura.

“Itaipu deseja ser vista como um exemplo ao incentivo do esporte. Por isso, apoiamos iniciativas que valorizam atitudes e hábitos saudáveis, a inclusão social e a construção da identidade regional por meio de atividades esportivas”, afirmou o coordenador de Turismo da Itaipu, Emerson Orsini Ferrari.

Segundo o diretor de gabinete da Prefeitura de Foz, Kalito Stoeckl, a parceria com a Itaipu é fundamental para a realização do evento, que poderá entrar no calendário oficial do município. “Nossa intenção é essa: trabalhar para que o River Games cresça a cada ano”, disse. “O evento trata não só de esporte e cultura, mas de um fomento à qualidade de vida da população”.

Festival traz referências do rap a Foz

Os artistas locais são Pokazidéia, Valhalla, Haisstan, Grave Crew, DJs Cae Traven a.k.a Uhuru Selector, DJ Smoke e Mano Zeu. Os shows e a “Batalha da Pista”, em que o improviso e o talento comandam o espetáculo, começam às 13h.

As atrações nacionais sobem ao palco mais ao final da tarde, a partir das 17h. O primeiro rapper a se apresentar é Sant, às 17h. Na sequência virão MC Marechal, às 18h20; Cynthia Luz, às 19h20; e Froid, às 20h40. O Cidade Verde Sounds encerra a festa, a partir das 22h. O show deve terminar às 23h.

“O Marechal é considerado um professor, um dos artistas fundamentais [do gênero no Brasil], o criador da Batalha do Conhecimento”, disse Marcelo Penayo, um dos coordenadores do evento, em referência ao projeto que promove uma batalha de rimas entre músicos. “Ele vem a Foz também para inspirar jovens MCs a entrar em contato com projetos sociais que ele conduz, especialmente aqueles voltados ao incentivo à leitura”.

A aposta em trazer os rappers está ligada ao perfil do público, segundo Penayo. A consulta dos organizadores baseou-se em uma pesquisa on-line. “A seleção foi baseada nas listas dos nomes imperdíveis para quem acompanha o rap brasileiro, que hoje é um dos gêneros musicais que representa o jovem urbano.”

“Será uma noite muito especial”, disse Cynthia Luz, que vem à cidade pela primeira vez para se apresentar ao público.