Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Geração Distribuída promoverá capacitação
Tamanho da letra
22/11/2007

A partir do próximo ano, o Programa de Geração Distribuída de Energia Elétrica com Biogás e Saneamento Ambiental dará início ao processo de treinamento e capacitação para a elaboração de projetos e estruturação do sistema de validação e certificação do programa. O convênio para a realização do treinamento e capacitação será oficializado nesta sexta-feira, às 10 horas, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), pela secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Lygia Pupatto. 

 

O convênio, firmado pela Itaipu Binacional, Fundação PTI, Seti e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), tem como objetivo formular e organizar um processo de capacitação e treinamento de profissionais para atuarem na elaboração de projetos de biodigestores, de projetos de geração de energia elétrica a base de biogás e de projetos para conexão desta energia à rede elétrica, dentro das normas ambientais e de segurança exigidas pela legislação vigente. 

 

Recentemente, algumas restrições legais e de gestão do sistema elétrico dificultavam a geração distribuída. Mas o potencial de geração de biogás no Oeste do Paraná, utilizando diferentes fontes de resíduos orgânicos, fez da geração distribuída uma importante opção de energia alternativa. No entanto, atualmente, existem poucos técnicos na região capacitados para elaborar projetos que atendam aos padrões de qualidade e segurança exigidos, tanto pelo setor elétrico quanto pelo setor ambiental. 

 

Por isso, a proposta do convênio é suprir essa demanda, capacitando os profissionais para elaborarem projetos que atendam às exigências de qualidade nas áreas de geração de biogás, geração de energia elétrica com biogás e em conexão com as redes de baixa e alta tensão. Também está prevista a estruturação de bases para a realização de um curso de pós-graduação em energias renováveis, com ênfase em geração distribuída com biogás.