Responsabilidade Social
Furnas, Home Care e Feito Brasil ganham ouro no prêmio Weps Brasil
31/03/2014
Furnas Centrais Elétricas S.A. Home Care Cenehospitallar e Feito Brasil Indústria de Produtos Artesanais Ltda levaram ouro no Prêmio Weps Brasil, nas categorias grande, média, micro e pequena empresas, respectivamente. Elas estão entre as 20 organizações que se destacaram na promoção da cultura da igualdade de gênero em seus ambientes internos. A solenidade de premiação foi nesta segunda-feira (31), no Teatro Positivo, em Curitiba. Durante a cerimônia, a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, idealizadora do prêmio e organizadora do evento, anunciou a realização do Prêmio Weps Brasil 2016. “Essa segunda edição certamente irá repercutir ainda mais e, por consequência, o número de empresas participantes será ampliado”, disse Margaret. Para a diretora, “mais importante ainda será a possibilidade de ampliar a consciência no meio empresarial sobre a importância da equidade de gênero e do empoderamento da mulher”. E frisou: “Essa é uma luta que vale a pena, porque ela pode representar a sobrevivência das próprias empresas brasileiras e a garantia de que o País se aproximará daqueles que estão num estágio de progresso que, para nós, ainda não passa de um sonho”. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, que entregou o prêmio para Furnas, disse que a luta das mulheres só terminará quando a equidade de gênero estiver incorporada à cultura dos povos. “Cada homem e cada mulher tem um papel importante para facilitar esse processo. Na Itaipu Binacional, quando assumi o cargo de diretor-geral brasileiro, em 2003, eram raros os cargos de chefia exercidos por mulheres. Onze anos depois, a situação é bem diferente, embora ainda esteja longe do ideal”, afirmou. Premiadas Na categoria de médio porte, a prata foi para a empresa Apetit Serviços de Alimentação. Nessa mesma categoria levaram bronze a Cruz Vermelha Brasileira - Filial do Estado do Paraná e a empresa Cahetel-TG Comércio de Alimentos Ltda. Já a Fundação Copel de Previdência e Assistência Social e a empresa Datacoper Software Ltda ficaram com menção honrosa. Na categoria pequeno porte, a empresa Ecofábrica Indústria e Comércio de Produtos Ecológicos Ltda levou bronze. A promoção do prêmio é da Itaipu Binacional, em conjunto com o Portal Tempo de Mulher e o Espaço das Mulheres Executivas do Paraná (MEX-PR), com a parceria de diversas empresas e instituições. A iniciativa tem a chancela do Pacto Global da ONU e da ONU Mulher, criadores dos WEPs. Solenidade A cerimônia foi aberta com a apresentação da performance “Triskle- o Elo do Empoderamento Feminino”. A performance leva o nome de um símbolo celta - Triskle representa as tríades da vida em eterno movimento e equilíbrio, copo, mente e alma. A apresentação foi feita pelas bailarinas Thayse Luchetta, Sharon Morgenstern e Simone Hidalgo. Ao final, foi distribuída a segunda edição do livro “Mulheres, Elas Fazem História”, da autora Mayla Di Martino. O livro traz experiências profissionais, práticas e reflexões sobre a liderança feminina. Prestígio Machismo Sustentabilidade Longo caminho Desenvolvimento e paz Histórico O Prêmio Weps Brasil foi lançado exatamente três anos depois, em apoio ao que preconiza a própria ONU, que considera as empresas o melhor veículo para fazer acontecer a cultura de respeito à diversidade. A ONU já constatou que os países com maior igualdade de gênero têm maior crescimento econômico e que as empresas com mais mulheres na liderança apresentam melhor produtividade. Aprendizado Entre os sete princípios de empoderamento da mulher, constatou-se que se destacou aquele que trata da educação, formação e desenvolvimento profissional das mulheres. Quase 90% das empresas habilitadas relataram que fazem o acompanhamento formal de desempenho de homens e mulheres, sem discriminação, e que as empregadas têm as mesmas oportunidades de treinamento. O percentual de atendimento ao princípio de número um, que trata do comprometimento da liderança da empresa com a equidade de gênero, atingiu 68%. Nesse item, cerca de 30% das empresas apresentaram pontuação próxima à nota máxima do Princípio. Outros dados importantes são os programas de apoio à mulher trabalhadora, desenvolvidos por essas empresas: Vale ainda destacar que 6% das 75 empresas candidatas são signatárias dos WEPs e que 11 por cento delas são signatárias do Pacto Global. Em 2013, a Itaipu recebeu da ONU o Weps Leadership Awards, o que incentivou a empresa criar o Weps Brasil 2014, como uma forma de propagar a cultura de equidade entre as empresas brasileiras de todos os portes. Desde 2003, Itaipu tem um programa voltado para essas questões. O Weps consiste em sete princípios:
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