Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Frente fria, que trouxe chuvas intensas, já avança para o Sudeste
Tamanho da letra
14/06/2014

A chegada de uma nova frente fria, no final da tarde de sexta-feira (13), acompanhada de fortes ventos e chuvas intensas, provocou muitos estragos em todo o Paraná. Em Foz do Iguaçu, foram registrados vários pontos de alagamento. Só na região do reservatório da usina de Itaipu, entre as 18h de sexta e 5h da manhã deste sábado, choveu cerca de 80 milímetros, o dobro do previsto pela Divisão de Hidrologia.

Mesmo assim, o nível dos rios Paraná e Iguaçu não sofreu grandes oscilações. A boa notícia é que deve parar de chover ainda neste sábado. Até terça-feira, as famílias ribeirinhas atingidas pelas inundações já poderão voltar para suas casas, se a previsão for confirmar.

Na manhã deste sábado, nas Cataratas do Iguaçu, a vazão estava em 7.440 metros cúbicos por segundo, cinco vezes mais do que a normal. Na confluência do Rio Iguaçu com o Paraná, no Marco das 3 Fronteiras (logo abaixo das Cataratas), a vazão estava em 28.100 metros cúbicos por segundo, um pouco mais do que no dia anterior.

Na Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, o nível do Rio Paraná estava em 115 metros, 6 metros acima do normal. Durante a chuva, a oscilação não passou de meio metro.

A Itaipu voltou a aumentar o vertimento durante a madrugada. Pela manhã, estavam sendo escoados pelo vertedouro pouco mais de 7 mil metros cúbicos de água por segundo. Como o ritmo de produção da usina deve aumentar e não há chuvas previstas, a tendência é que o vertedouro seja fechado já no início da próxima semana.

A frente fria que estava no Paraná já avançou para a Região Sudeste e não há mais previsão de chuva na região Oeste do Estado.