Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Foz terá primeiro centro de excelência de futebol feminino
Tamanho da letra
20/02/2014

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, vai abrigar o primeiro centro de excelência do futebol feminino do Brasil. O lançamento da pedra fundamental do projeto foi feito nesta quarta-feira (19) pelo ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e pelo presidente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Juan Carlos Sotuyo. A diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, representou o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, na solenidade.
    

    
Também participaram da cerimônia a diretora de futebol feminino do Ministério dos Esportes, Mariléia dos Santos, conhecida como Michael Jackson, que é ex-jogadora da seleção brasileira e idealizadora do centro; o prefeito de Foz, Reni Pereira; o diretor de futebol profissional do ministério, Ricardo Gomyde; e o diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich – entre outras autoridades.
    
Após a cerimônia, Aldo Rebelo visitou o terreno onde será construído um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no bairro de Três Lagoas, e as obras no estádio Pedro Basso, do Flamengo, que servirá de centro de treinamento para a seleção de futebol da Coreia do Sul durante a Copa do Mundo.
    
“Esse centro [de excelência] é uma conquista importante do esporte brasileiro, do futebol e, especialmente, do futebol feminino”, declarou o ministro, ao descerrar a placa comemorativa. Segundo ele, os investimentos em infraestrutura esportiva em Foz do Iguaçu credenciam a cidade não apenas para receber delegações para a Copa do Mundo, mas também durante os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
    
Rebelo lembro que os Jogos do Rio terão representantes de 200 países em 30 modalidades diferentes – duas apenas no futebol (feminino e masculino). “Foz do Iguaçu tem vocação para eventos esportivos e as Olimpíadas serão uma grande oportunidade”, disse o ministro, citando a realização na cidade dos X-Games, no ano passado, e a escolha de Foz para abrigar a seleção da Coreia do Sul.
    
Juan Carlos Sotuyo destacou que o novo centro terá uso múltiplo, ou seja, atenderá não apenas ao futebol feminino, mas também a outras modalidades. Além disso, poderá receber atletas brasileiros e paraguaios, fortalecendo a integração regional.
    
“Itaipu é uma grande geradora de energia, mas é também uma empresa preocupada com o meio ambiente e com o desenvolvimento econômico e social. Também apoia o desenvolvimento tecnológico, apoia os jovens e o esporte brasileiro”, completou Margaret Groff.
    
Como vai ser
    
O novo Centro Esportivo do Parque Tecnológico Itaipu será instalado em uma área de 43 mil metros quadrados, junto ao campo de futebol. Na primeira fase, ganhará arquibancada, vestiários e alojamento com capacidade para 108 leitos.
    
O investimento para essa primeira etapa do projeto foi orçado em R$ 17 milhões, com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A previsão do PTI é que as obras comecem até o final do ano, com mais dois anos para a conclusão.
     
A segunda fase compreende a construção de academia, duas quadras cobertas poliesportivas e dois campos de futebol auxiliares. Na terceira fase, serão construídas piscina olímpica e ciclovia.
    
A expectativa é que o novo centro beneficie cerca de 20 mil pessoas, entre atletas profissionais, crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais.