Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Foz sedia neste sábado dois eventos ambientais
Tamanho da letra
18/10/2007

Dois eventos ligados ao meio ambiente serão realizados simultaneamente em Foz do Iguaçu, neste sábado, dia 20: o Pré-Encontro do Programa Cultivando Água Boa, promovido pela Itaipu Binacional, e a Conferência Municipal do Meio Ambiente, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Ambos num mesmo local e horário: o auditório da Uniamérica, a partir das 8 horas.

 

Esse será o último pré-encontro do Água Boa, que já ouviu a comunidade e os parceiros do programa nos 29 municípios que fazem parte da Bacia do Paraná III, como preparativo para a IV Conferência do Programa Cultivando Água Boa, marcada para os dias 21 a 23 de novembro, no Hotel Rafain Palace, também em Foz do Iguaçu. Em cada pré-encontro, além de ouvir a comunidade, houve troca de experiências entre os parceiros no programa e uma avaliação do que seria levado à conferência.

 

Da mesma forma, a Conferência Municipal do Meio Ambiente fará um balanço do que Foz do Iguaçu levará à Conferência Regional, que será realizada em Foz do Iguaçu paralelamente à conferência do Água Boa. Do encontro regional, sairá a posição para o encontro estadual e, dali, para o encontro nacional, marcado para maio do ano que vem. Os dois eventos de Foz do Iguaçu se ligam pelo mesmo enfoque, a questão ambiental e os problemas relacionados ao aquecimento global.

 

Pré-encontros

 

A dinâmica de cada pré-encontro do Programa Cultivando Água Boa, num rápido resumo, segue uma mesma metodologia: a equipe ambiental de Itaipu apresenta os objetivos e a dinâmica de trabalho da IV Conferência, apresenta um vídeo que mostra os efeitos do aquecimento global – inclusive no Paraná – e depois relata os resultados do programa ambiental criado por Itaipu em 2003. A comunidade faz uma avaliação das práticas sustentáveis que ocorrem nos municípios, por iniciativa da gestão pública ou de instituições e locais, em especial as desenvolvidas dentro do programa. A partir dessas discussões, chega-se a uma relação das ações e práticas que podem servir de referência para apresentação no encontro regional de novembro, que deverá contar com cerca de 2.500 participantes.

 

A Conferência do Cultivando Água Boa, como já ocorreu nas três primeiras edições, permite que as boas práticas de cada município, levantadas nos pré-encontros, sejam passadas aos demais, de modo a se estabelecer um intercâmbio de informações, experiências e comparações que para se chegar a práticas ambientalmente sustentáveis.