Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Foz sedia Encontro de Comitês de Bacias
Tamanho da letra
22/10/2007

Começa nesta terça-feira (dia 23) e prossegue até sábado, no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu, o IX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.  O encontro vai abordar o tema "10 Anos da Lei Nacional de Recursos Hídricos". O Programa Cultivando Água faz parte da programação, que prevê, entre outras atividades, 10 cursos temáticos e visitas técnicas. A abertura do evento está marcada para as 20h.

 

O evento é organizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), que reúne 140 comitês em todo o País. O encontro busca a articulação e o fortalecimento dos comitês, de forma descentralizada, integrada e participativa. De acordo com  os organizadores, “o trabalho desenvolvido pelo FNCBH ganha maior importância a cada ano.  As metas vêm sendo alcançadas graças aos esforços e parcerias dos comitês com os governos estadual, federal, municípios, usuários e sociedade civil organizada em geral”.

 

Foz do Iguaçu foi escolhida para sediar o evento por causa da experiência implementada pelo Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Paraná III, do Programa Cultivando Água Boa, mantido pela Itaipu Binacional e seus parceiros.

 

Público Alvo

 

O público dos Encontros Nacionais são os Comitês de Bacias Hidrográficas tanto de rios de domínio da União como dos Estados. O evento é aberto aos integrantes que participam dos Comitês e que representam os segmentos do poder público federal, estadual e municipal, os usuários e suas entidades organizadas e representativas, e a sociedade civil em geral, o que inclui ONGs, centros de pesquisa, universidades, consórcios e associações intermunicipais de bacias hidrográficas.

 

Temário Básico

 

Dia 24 de outubro de 2.007, quarta-feira
Tema do dia:
A Interface entre o Sistema de Recursos Hídricos e o Saneamento Ambiental

 

Dia 25 de outubro de 2.007, quinta-feira
Tema do dia:
Leis de Recursos Hídricos
A evolução e a aplicabilidade da Lei

 

Dia 26 de outubro de 2.007, sexta-feira
Tema do dia:
Os Comitês de Bacias Hidrográficas e seus desafios
Metas Estratégicas

 

Programação

 

Abertura Solene do IX Encontro
Dia 23 de outubro às 20h

 

Minicursos e Oficinas
Dias 24, 25 e 26 de outubro, entre 8he 11h30

 

Visitas Técnicas
Dias 24, 25 e 26 de outubro, entre 8he 11h30

Apresentação de Experiências pelos Comitês de Bacia
Dias 24, 25 e 26 de outubro, entre 13h e 16h

 

Mesas Redondas de Debates
Dias 24, 25 e 26 de outubro, entre 16h30 e 19h

 

Assembléias do FNCBH
Dia 23 de outubro a partir das 14h
Dia 27 de outubro a partir das 9h