Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Foz estreia no circuito Iroman 70.3 tendo Itaipu como cenário principal
Tamanho da letra
18/07/2014

Foz do Iguaçu vai receber, no dia 30 de agosto, uma das etapas nacionais do Ironman 70.3, a mais importante competição de triatlo de longa distância do mundo. A prova será disputada pela primeira vez na cidade, que terá a usina hidrelétrica de Itaipu como o principal cenário das competições.
    
De acordo com a organização, mais de mil atletas do Brasil e do exterior estão inscritos. A etapa de Foz vai distribuir US$ 50 mil em prêmios e garantirá 35 vagas para a etapa mundial do circuito, no ano que vem – o Ironman 70.3 World Championship 2015.

Os atletas vão competir em três modalidades: natação (1,9 quilômetro), ciclismo (90 quilômetros) e corrida (21,1 quilômetros). A largada será no Iate Clube Lago de Itaipu (Icli), com o primeiro percurso, a natação, dentro do Lago de Itaipu.

Em seguida, percorrerão de bicicleta os 22 quilômetros do Icli até a entrada da usina, contornando a subestação Eletrobras Furnas. Já dentro do complexo binacional, serão dadas três voltas em um percurso de 22,7 quilômetros cada – totalizando os 90 quilômetros.

A última parte da prova, os 21 quilômetros de corrida, será feita toda dentro de Itaipu, com uma única volta saindo da barreira de controle, na Avenida Tancredo Neves, em frente ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV).
 
O percurso terá passagens em frente ao Parque da Piracema, Cineteatro do Barrageiro, Mirante do Vertedouro, avenida Beira-Rio, trecho da barragem principal, entre outros pontos da usina. Haverá oito postos de hidratação em todo o trecho.

Ainda de acordo com a organização, as inscrições para a etapa de Foz do Iguaçu já estão esgotadas. A programação oficial começa no dia 28 (quinta-feira), às 9h, na Itaipu, com a abertura da Expo Ironman e a entrega dos kits aos participantes. No dia 29, também está programado o congresso técnico – entre outras atividades. No sábado, a largada está prevista para às 9h30, com premiação às 12h30.
 
Terceira etapa

O Ironman 70.3 Foz do Iguaçu é organizado pela Latin Sports e realizado pela Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE). Mais informações no site oficial do evento (www.ironmanbrasil.com.br).

A etapa de Foz é a terceira do circuito brasileiro, que já teve provas em Brasília (março) e Florianópolis (maio). A quarta e última etapa brasileira será na praia de Iracema, em Fortaleza, em novembro.

Fora do País estão programadas etapas nos Estados Unidos, Canadá, México, Áustria, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Austrália e Taiwan – entre outras.