Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Foz do Iguaçu terá centro de estudos da Bacia do Prata
Tamanho da letra
30/11/2006

A assinatura do acordo para a criação do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata e o convênio firmado com os municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 marcaram a abertura do 3º Encontro Cultivando Água Boa, que começou ontem (30), no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. O evento reúne cerca de dois mil pessoas que, nestes dois dias, participam da avaliação do trabalho ambiental realizado em 29 microbacias do Oeste do Paraná e também da discussão de propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região da Bacia do Prata.

 

Durante a cerimônia de abertura do 3º Encontro Cultivando Água Boa, o diretor-geral da Itaipu Binacional,  Jorge Samek, declarou que o encontro acontece para mostrar a importância de unir esforços para preservar o meio ambiente. Segundo ele, a parceria firmada entre a Itaipu, municípios, empresas privadas e instituições de ensino e pesquisa tem ajudado a "construir um ambiente cada vez melhor".  Samek também destacou que, nos últimos anos, houve uma mudança conceitual no Brasil e a preservação do meio ambiente passou a ser entendida como uma necessidade. "O País precisa continuar produzindo e buscando o seu desenvolvimento econômico. Mas isso deve ser feito com responsabilidade ambiental", declarou o diretor.

 

O governador do Paraná em exercício, Orlando Pessuti, que participou da abertura do encontro, também destacou a importância da preservação do meio ambiente e afirmou que o Governo do Estado está comprometido com a questão. Pessuti apresentou alguns dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no Estado, como na área de agricultura orgânica e diversificação no meio rural. “Procuramos mostrar que a produção agrícola e o meio ambiente podem caminhar juntos”, afirmou Pessuti.

 

Centro de Saberes

 

Logo após a cerimônia de abertura, a Itaipu Binacional, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Comitê Intergovernamental Coordenador dos Países da Bacia do Prata (CIC) assinaram o acordo para a criação do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata. Segundo o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, a assinatura do acordo foi um dos acontecimentos mais significativos do 3º Encontro Cultivando Água Boa.

 

A proposta de criação desse centro surgiu durante o 1º Encontro de Especialistas em Educação Ambiental da Bacia do Prata, realizado em agosto.  Agora, com a assinatura do acordo, o Centro deve ser implantado em, no máximo, um ano. Segundo o coordenador da Rede de Formação Ambiental para a América Latina e Caribe do PNUMA, Enrique Leff, a proposta do centro é inédita no mundo, já que pretende utilizar o potencial humano para a conservação da biodiversidade. “Será um espaço para a difusão do conhecimento científico e popular em prol do desenvolvimento sustentável”, declarou Enrique Leff.

 

O Centro de Saberes deve se constituir num dinâmico núcleo de inteligência, reunindo, integrando e difundido conhecimentos populares tradicionais e a mais moderna tecnologia para o desenvolvimento sustentável. Sediado no Parque Tecnológico Itaipu, o centro será uma organização internacional que envolverá toda a Bacia do Prata (Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

 

A proposta do centro é baseada em cinco diretrizes: a água como tema integrador; a Bacia do Prata como território operacional; o pensamento ambiental como marco conceitual das ações; a educação ambiental como mobilizadora social; e a construção coletiva de conhecimentos, ações e organização.

 

Convênios

 

Ontem, prefeitos de 28 municípios da Bacia do Paraná 3 também assinaram um convênio de cooperação técnico-científico e plano de trabalho para o manejo conservacionista de água e solo, monitoramento participativo e educação ambiental.

 

Ainda ontem, foi feito o lançamento do livro “Sistema de Plantio Direto com Qualidade”, elaborado pela Itaipu Binacional e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). O livro aborda técnicas de agricultura sustentável, que contribuem para o manejo ambientalmente correto das microbacias hidrográficas.