Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Foz do Iguaçu recebe congresso nacional de zoológicos e aquários
Tamanho da letra
11/03/2015

Começa nesta quinta-feira (12), no Hotel Carimã, em Foz do Iguaçu (PR), o 39º Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), com o tema “Integração e formação: quem faz junto faz crescer”. O evento tem o apoio da Itaipu Binacional.

A abertura será às 18h30, no Auditório Panorâmico, com a palestra “Nenhum de nós sozinho é tão bom quanto todos nós juntos”, proferida pela presidente da SZB, Yara Barros.

Até domingo (15), serão apresentadas mais de 50 palestras de convidados do Brasil, Estados Unidos, Dinamarca, Reino Unido, Itália, México, Colômbia e Argentina – entre outros países.

Profissionais da Divisão de Áreas Protegidas de Itaipu também apresentarão palestras e minicursos. Estão previstas atividades fora do hotel, incluindo workshops e visitas técnicas no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), da binacional.

O objetivo do congresso, segundo a SZB, é “abrir portas para a troca de experiências. Trocas que geram oportunidades de capacitação e possibilitam o intercâmbio de conhecimentos entre os zoológicos e instituições estrangeiras, de diferentes realidades, para que juntos possamos elevar o nível de nossas instituições”.

O gerente do Departamento de Reservatórios e Áreas Protegidas (MAR.CD), João Antônio Cordoni, disse que o congresso é o evento mais importante promovido pela SZB. A última vez que Foz do Iguaçu recebeu uma edição do encontro foi há 20 anos, também com o apoio de Itaipu. “Por muitos anos esse evento foi considerado um dos melhores congressos realizados pela SZB.”

Participação de Itaipu

Além das visitas técnicas, estão previstos para ocorrer no RBV, nesta semana, treinamentos sobre endoscopia em aves, bem-estar animal e workshop para tratadores, entre outras atividades.

Em parceria com o argentino Jorge Anfuso, do refúgio GüiraOga (de Puerto Iguazú), o biólogo Marcos José de Oliveira (MARP.CD) irá apresentar, no RBV, um curso sobre falcoaria para conservação.

No Carimã, também como parte da programação, o médico veterinário Wanderlei de Moraes (MARP.CD) apresentará duas palestras, no domingo: Oftalmologia em Animais Silvestres e Reprodução de harpias em cativeiro no Brasil, desafios e oportunidades.

Outras informações e a programação completa do congresso podem ser acessadas no site do evento (http://www.congressoszb.com.br/).