Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Foz do Iguaçu recebe a 15ª Cúpula de Informações Sobre a Água
Tamanho da letra
25/07/2014

Foz do Iguaçu se prepara para sediar, entre os dias 28 e 30 de julho, a 15ª edição do Water Information Summit (WIS, Cúpula de Informações Sobre a Água), encontro internacional que busca apresentar e desenvolver soluções relacionadas à gestão das águas e do meio ambiente, via web, por meio da promoção e do compartilhamento de informações e boas práticas. O encontro acontecerá no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

O intercâmbio de informações e tecnologias que permitam a gestão sustentável dos recursos hídricos por meio da web, possibilitando o acesso e a disseminação de dados e conhecimento, será o tema do evento. Ao todo serão seis sessões técnicas, nas quais serão discutidas questões como o nexo água e energia, modelagem hidrológica, ecohidrologia e gestão territorial via web com o uso de softwares livres.

O encontro é promovido pelo WaterWeb Consortium, uma comunidade global que reúne entidades interessadas no desenvolvimento de soluções web para a gestão e conservação dos recursos hídricos e pelo Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), centro categoria 2 da Unesco, dedicado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à hidroinformática.

“O objetivo do evento foi desenvolvido a partir de quatro premissas”, explica Maria Donoso, diretora do GLOWS (sigla em inglês de Águas Globais para a Sustentabilidade, em tradução literal) e vice-presidente do WaterWeb Consortium.

O primeiro, de acordo com ela, é melhorar as formas de obtenção das informações sobre a água. O segundo é como melhorar a comunicação sobre a água para as pessoas que a necessitam, tendo em vista que, no evento, estarão tomadores de decisões, profissionais, comunidade e o público geral. Em terceiro lugar, como melhorar a qualidade da informação. “E o quarto objetivo é poder trocar ideias sobre ferramentas relacionadas com a gestão da água”, diz Maria.

O Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) também irá apresentar sua atuação no desenvolvimento de sistemas de gestão territorial web em software livre a partir do contexto do nexo água e energia.

De acordo com Cícero Bley Junior, superintendente de Energias Renováveis da Itaipu e coordenador brasileiro do CIH, o encontro irá fortalecer as discussões permitindo que as organizações que possuem interface com a gestão das águas passem a utilizar a internet como um meio de comunicação e de gestão ultrademocrático porque “estabelece uma descentralização das ferramentas mais importantes para gestão territorial e das águas. Esse fórum consolida esse grupo internacional que está se formando nesse tema”.

O evento será servirá também como oportunidade para a troca de experiências entre profissionais e representantes da comunidade científica, técnica e acadêmica.

“A ideia é reforçar a rede que já temos e também incorporar novos atores. Sabemos que o CIH, o PTI, a Itaipu Binacional e toda essa região se caracteriza por ter muita gente nova nas universidades. Esta é uma boa oportunidade para incorporar sobretudo pessoas jovens que venham aportar um olhar 'fresco' sobre os temas e os problemas”, destacou Zelmira May, secretária do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da Unesco para a América Latina e Caribe.

Cláudio Osako, diretor técnico da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), ressaltou a importância da realização do evento em Foz do Iguaçu. "Para o PTI é uma grande oportunidade fazer parte deste seleto conjunto de instituições que são referência na temática água. Além disso, Foz do Iguaçu, que é uma cidade caracterizada pela água em si, tanto pelas Cataratas do Iguaçu.

Especialistas

Na programação do evento estão inclusas as participações de especialistas da América do Sul, América do Norte, América Central e Caribe, e também a apresentação de estudos de caso de outros continentes.

Também estarão presentes representantes do Programa Hidrológico Internacional (PHI), Instituto Caribenho para a Meteorologia e a Hidrologia de Barbados, Comitê Intergovernamental dos Países da Bacia do Prata, Programa Erasmus Mundus, GLOWS, Agência Nacional de Águas (ANA) e Itaipu Binacional.