Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Foz do Iguaçu causa boa impressão em sul-coreanos
Tamanho da letra
13/06/2014

A estrutura montada em Foz do Iguaçu, no Paraná, superou as expectativas da Confederação Sul-coreana de futebol, a Korea Football Association(KFA), e de todo o elenco do Tigre. A boa impressão foi declarada na tarde desta sexta-feira (13) pelo presidente da KFA, Chung Mong Gyu, e pelo técnico Hong Myung-Bo, durante inauguração do media center (centro de mídia), construído para dar suporte à imprensa estrangeira e nacional, no Centro de Treinamento de Seleções do Flamenguinho. A área exclusiva dos jornalistas foi montada por meio de uma parceria entre a KFA e a Itaipu Binacional.

"Em janeiro, quando estivemos aqui, ficamos preocupados sobre o andamento das melhorias. Agora, tivemos essa boa surpresa", disse o técnico do Tigre, Hong Myung-Bo. "Não esperávamos tamanha qualidade. Está tudo muito bem feito, do campo à academia e ao media center", afirmou Myung-Bo. A mesma opinião é compartilhada pelo presidente da KFA, Chung Mong Gyu, que se disse satisfeito com a acolhida da delegação em Foz.

A cerimônia de inauguração teve ainda a presença do presidente do banco Hana, Kim Jung Tae, patrocinador máster da seleção; do prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; do presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla; e do presidente do Flamengo Esporte Clube, Sérgio Beltrame.

Para o prefeito de Foz, Reni Pereira, os elogios mostram que as forças somadas entre os parceiros para receber os sul-coreanos já renderam bons resultados. "Cada imagem mostrada por esses jornalistas para seus países consolida ainda mais a marca do Destino Iguaçu", disse.

"Não tenho dúvidas de que a mídia sul-coreana está dando uma visibilidade extraordinária para nossos atrativos turísticos em todo o continente asiático", disse Gilmar Piolla.

O Centro de Treinamento de Seleções foi construído por meio da mobilização do Fundo Iguaçu, Itaipu, Flamengo Esporte Clube, Plano de Saúde Itamed, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Movement, Cataratas do Iguaçu S/A, Macuco Safari e Chocolate Caseiro.

Acesso único

Esta é a primeira vez que a seleção coreana dispõe de um media center próprio em Copa do Mundo. "Isso tem um significado especial para nós e estamos muito satisfeitos com o trabalho feito aqui", disse o assessor da KFA, Lee Jaechul, que destacou ainda como positiva a recepção calorosa recebida pela equipe em Foz do Iguaçu.

Enquanto a Coreia do Sul estiver no páreo da Copa do Mundo, o idioma oficial do ginásio de esportes do Flamenguinho, onde fica esta área da imprensa, será o coreano.

Mais de 150 profissionais estão em Foz do Iguaçu para acompanhar a seleção coreana, concentrada na terra das Cataratas. Apenas da Coreia do Sul, são cerca de 100 jornalistas. Pela Fifa, foram credenciados ainda profissionais ingleses, portugueses, franceses, entre outras nacionalidades.

O jornalista da emissora KBS, Ki Seong Son, também elogiou a área de atendimento à imprensa. "A estrutura ficou muito boa", disse Seong Son. Outros profissionais de mídia da Europa, presentes no local, também consideraram o media center como "de primeiro mundo".

Do local, deve ser gerado conteúdo para mais de 50 milhões de espectadores, transmitidos por ao menos nove emissoras sul-coreanas.

No espaço serão realizadas as entrevistas coletivas. Para isso, a estrutura conta com uma bancada equipada com microfones, instalada à frente do painel com a marca da seleção coreana e de seus patrocinadores. A primeira coletiva foi com os jogadores Kim Young Gwon e Hong Jeon Ho, antes do treino aberto desta sexta-feira.

O centro dispõe de acesso livre à internet, bancadas e cadeiras para atender a 150 pessoas sentadas, 50 computadores, área de café e um estande que divulga as ações socioambientais da Itaipu.

Neste sábado (14), a equipe fará um treino fechado às 16h. Às 10h15 de domingo, os coreanos viajam a Cuiabá, onde enfrentam a Rússia na terça-feira (17), às 19h. Depois, o time enfrenta a Argélia, no dia 22, em Porto Alegre. A primeira fase termina em 26 de junho, em São Paulo, contra a Bélgica.