Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Foz do Iguaçu adere a mobilização nacional contra o Aedes aegypti
Tamanho da letra
15/02/2016
Foz do Iguaçu aderiu, na manhã desse sábado (13), à mobilização do Dia Nacional do Esclarecimento, de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya. A campanha, lançada pelo Governo Federal e com participação de diversas instituições, entre elas a Itaipu, será marcada por dois momentos: o primeiro, de divulgação, ocorrido no dia 13, e outro de visitas à população, de 15 a 19 de fevereiro.
 
Em Foz, a largada foi dada na Praça da Bíblia, com a participação de agentes da Prefeitura Municipal e militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. O secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, representando o Governo Federal, participou da mobilização, assim como o prefeito Reni Pereira e o assessor da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu, Joel de Lima, entre outras autoridades.
 
“O objetivo principal é gerar essa consciência de mobilização, com a participação de todos. Hoje, estamos fazendo uma campanha educativa, com a distribuição de materiais em diversos pontos da cidade e na próxima semana teremos as ações de desinfecção, principalmente para acabar com a água parada, que é onde o mosquito se reproduz”, explicou Alves. “Mas é importante que as ações de combate sejam permanentes”.
 
O secretário executivo lembrou que Foz do Iguaçu, por se encontrar em uma região de fronteira e receber grande número de turistas, merece atenção especial e deve trabalhar em conjunto com os municípios vizinhos, inclusive do Paraguai e da Argentina.
 
Ao todo, participam da operação cerca de 200 militares do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada (Exército). Da Marinha, são 86 militares na ações de divulgação deste sábado e outros 25 por dia durante a próxima semana. A Aeronáutica também disponibilizou 10 militares/dia para as ações de descontaminação.
 
Esse efetivo trabalhará nesta semana em duas frentes, sendo uma composta pelos militares do Exército e a outra pelas demais forças, juntamente com 100 agentes municipais. Eles atuarão principalmente na região Leste da cidade (bairro Morumbi e adjacências), que é onde foi registrada a maior parte dos casos de dengue no município.
 
O comandante do 34º Batalhão, coronel Lobo Júnior, afirmou que o objetivo é atingir 50% das residências de Foz, mas que se espera que, com a campanha, a população se mobilize. Segundo o médico veterinário André de Souza Leandro, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a situação das doenças transmitidas pelo aedes na cidade não configura epidemia, mas é de alerta. “É uma situação que pode ser revertida se houver conscientização e participação de todos”, afirmou.
 
O secretário de Saúde do município, Gilber da Trindade Ribeiro, disse que o Hospital Municipal conta atualmente com uma ala exclusiva para atendimento aos doentes de dengue e que o sistema municipal registra, em média, 300 atendimentos diários de pessoas que apresentam sintomas da doença. Mas não há uma estatística oficial sobre quantos desses casos são confirmados. Além disso, parte desse contingente é de pacientes paraguaios, que procuram no Brasil melhores condições de tratamento.