Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Fórum mundial busca disseminar o conceito do desenvolvimento local
Tamanho da letra
29/10/2013

Pensar o desenvolvimento a partir das potencialidades de um território. Essa é a tônica do Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, que começa nesta terça-feira (29), em Foz do Iguaçu. A solenidade de abertura ocorre às 19h, na Itaipu Binacional, e prossegue até o dia 1º de novembro no Hotel Mabu, com atividades a partir das 8h30.

A solenidade contará as presenças dos diretores-gerais da Itaipu Binacional, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), do diretor-presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, do presidente do Fundo Andaluz de Municípios pela Solidariedade Internacional, Ignacio Caraballo, do prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, e da Secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.

Ao todo, são mais de 3.300 inscritos de 60 países, que vão participar de 44 painéis sobre diversos temas do desenvolvimento local, tais como o papel de agências e do sistema financeiro, cooperativismo, economia solidária, elaboração de políticas públicas, responsabilidade social corporativa, entre outros.  

Entre os painelistas e conferencistas de renome estão a vice-secretária-geral da ONU e vice-diretora mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Rebecca Grynspan, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Alfredo Lazarte, e o diretor da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rolf Alter.

O evento é organizado pelo Pnud, Itaipu, Sebrae e Famsi. “Por ser um tema muito amplo, quase tudo pode ser associado ao desenvolvimento de um território. Porém, o principal foco do desenvolvimento econômico local é a geração de empregos e, por isso, perpassa as discussões do fórum”, explica Herlon de Almeida, representante da Itaipu no comitê organizador do evento.

Por seu potencial como gerador de empregos, o desenvolvimento local é, na visão do Pnud, uma das principais estratégias para a geração de renda. “Daí a importância deste fórum, que pretende dar uma visão bastante pragmática do desenvolvimento local, de como ele se integra às políticas nacionais e como se conecta ao contexto global”, afirma Giovanni Camilleri, Coordenador Internacional da iniciativa Articulação de Redes Territoriais (ART), do Pnud.

O desenvolvimento territorial também é uma aposta do Sebrae que conta, atualmente, com 135 projetos nesse campo. A meta é aumentar este número para 200, em 2014. “São projetos que buscam atender desde os microempresários e empreendedores individuais, com o intuito de tirar melhor proveito das potencialidades de um território, tanto no sentido de dinamizar a economia interna dessa localidade como capacitá-la como exportadora de produtos para outros territórios”, diz André Espínola, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial (UDT), do Sebrae.

Parte desses projetos fará parte de uma mostra que abre nesta quarta-feira (30), às 11 horas, em espaço anexo ao Fórum, no Hotel Mabu. A exposição também contará com iniciativas da Itaipu e do Parque Tecnológico Itaipu, como o programa Ñandeva, de desenvolvimento do artesanato da região trinacional, da promoção do uso de energias renováveis, além de cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de agricultores familiares.