Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Fórum levará para Turim nova visão local de desenvolvimento
Tamanho da letra
01/11/2013

A terceira edição do Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local será realizada em Turim, na Itália, em 2015. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 1º de novembro, em Foz do Iguaçu, durante o encerramento da segunda edição do evento. O tema desta edição foi “Diálogo entre territórios: outras visões do Desenvolvimento Econômico Local”.  

Organizada pela Itaipu Binacional em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu, Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (Famsi), esta edição do fórum teve o apoio de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e da Associação Mundial de Regiões (ORU FOGAR).  

Realizado a cada dois anos, o fórum, que pela primeira vez aconteceu no Brasil, recebeu o público recorde de 4.267 participantes procedentes de 68 países de todo o mundo. Foi o maior evento internacional já promovido pela Itaipu. Na primeira edição, em Sevilha, na Espanha, a organização registrou a participação de pouco mais de 1,2 mil pessoas.

Participaram da edição brasileira representantes de governos locais, regionais e nacionais, organismos multilaterais, universidades, instituições de cooperação internacional, assim como múltiplas redes, entidades sociais, empresariais e especialistas vinculados a dinâmicas territoriais de desenvolvimento econômico local.

A primeira edição, em Sevilha, na Espanha, em outubro de2011, teve como tema “Território, Economia e Governança Local: novas visões para tempos de mudança”. A realização do fórum em Foz foi antecedida por eventos preparatórios no Brasil, Argentina, Senegal, Turquia, Bélgica, Japão Tunísia, Bolívia, França, Nicarágua e Marrocos. “A grande adesão do público é atribuída ao forte trabalho de divulgação do evento e à importância que o tema de desenvolvimento econômico local ganha em contraponto à economia globalizada”, diz Herlon Goelzer de Almeida, assistente do diretor-geral brasileiro de Itaipu e um dos organizadores do fórum em Foz.

Segundo Goelzer de Almeida, o fórum ocorre em um contexto global, que marca um momento de reflexão sobre o paradigma de desenvolvimento e de prioridades, como o trabalho decente, e, de modo mais geral, a busca de ferramentas para criar e gerenciar políticas públicas de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) e parcerias público-privadas.

 “A crise que atualmente afeta com força uma série de países estabelece um momento oportuno para repensar a relação entre o Estado, os governos locais e regionais e a dimensão mundial, como forma de responder aos desafios do desenvolvimento humano sustentável, por meio de padrões participativos envolvendo governo, sociedade civil e setor privado. A abordagem territorial é uma resposta direta para essa necessidade”, avalia. O fórum levará para Turim, entre os desafios, colocar em prática políticas público-privadas de uma nova visão para o desenvolvimento local. O documento oficial reúne 20 propostas.