Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Fórum bate recorde e coloca desenvolvimento na agenda mundial
Tamanho da letra
04/11/2013

O recorde absoluto de participantes do Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, na última semana, mostrou a boa capacidade de articulação dos parceiros envolvidos no evento. O ex-presidente Lula vai reforçar os conceitos de desenvolvimento local divulgados no fórum.  

Dos 4.294 inscritos, compareceram 3.186 pessoas, entre painelistas, convidados e público em geral. A maior parte dos participantes, 2.427, veio da América Latina e outros 759 de outras partes do mundo, num total de 68 países representados.

A segunda edição do fórum, a primeira realizada no Brasil, foi organizada pela Itaipu Binacional, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART/PNUD) e Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (Famsi). A iniciativa teve o apoio de Cidades e Governos Locais Unidos (Cglu) e a Associação Mundial de Regiões (Oru Fogar).

A primeira edição, em Sevilha, na Espanha, em 2011, recebeu pouco mais de 1.200 participantes. Para Turim, na Itália, onde ocorrerá a terceira edição, a expectativa é melhorar ainda mais o índice de participação, que já foi considerada um marco.

Para um dos articuladores e um dos organizadores do comitê local, Santiago Martin Gallo, o grande passo da segunda edição do fórum foi ver de perto as pessoas pensando de fato em desenvolvimento local a partir de seu território. “As soluções, muitas vezes, está bem próximas de nós. Esse conceito, que já chegou a ser difundido no passado, agora ganha mais força. É uma tendência natural”, avalia.

Outro aspecto importante é que o desenvolvimento local, que pressupõe organização, cooperação, empreendedorismo e arranjos produtivos baseados na própria localidade, é um dos caminhos que o mundo busca para atingir a paz.

Mas o fórum não trata apenas de discurso filosófico, traz resultados concretos de iniciativas pró-desenvolvimento. O fórum faz um chamamento aos governos nacionais para promover políticas públicas descentralizadas de Desenvolvimento Econômico Local.

O fórum expressa o papel fundamental dos governos locais e regionais na implementação de estratégias de desenvolvimento que integrem oportunidades econômicas, geração de trabalho decente, desenvolvimento humano sustentável e governança democrática.