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Turismo
Festival de Turismo vira referência internacional
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02/04/2008

Destino turístico visitado por mais de 1 milhão de pessoas em 2007, Foz do Iguaçu vai receber em julho a terceira edição do Festival Internacional de Turismo, evento que já se consolida como referência para agentes de viagens, operadores e empresários do setor na América do Sul. Neste ano, a expectativa é que mais de 500 estrangeiros de 20 países participem do encontro que deve gerar negócios na ordem dos US$ 10 milhões. O encontro tem o apoio da Itaipu.

 

Em parceria com a TAM, os organizadores trarão a Foz do Iguaçu os dois maiores operadores de cada um dos 14 países para onde a companhia aérea voa. A idéia é transformar o Festival Internacional de Turismo em ponto de encontro para negócios. “Na América do Sul, somente São Paulo supera a nossa região trinacional como ponto de distribuição de vôos. É uma vantagem que temos de explorar”, destaca Paulo Angeli, presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

 

O evento ocorrerá de 25 a 28 de junho, e deve reunir pelo menos 2,5 mil profissionais ligados à indústria do turismo, expositores e representantes de instituições de ensino superior. A programação inclui debates, palestras temáticas e seminários.

 

Promovido pela Prefeitura de Foz, ABIH e ICVB, o Festival Internacional de Turismo será realizado em Foz do Iguaçu pelo terceiro ano consecutivo depois de bastante negociação e parcerias firmadas pelo poder público, iniciativa privada e instituições ligadas ao segmento. A iniciativa conta ainda com apoio expressivo de entidades como o Ministério do Turismo, Secretaria estadual de Turismo e Itaipu Binacional. 

 

O festival apresenta vários objetivos práticos e conceituais: gerar divisas e negócios, promover novas técnicas de gestão em turismo e divulgar a marca “Foz do Iguaçu Destino do Mundo” entre patrocinadores e parceiros. 

 

“Consolidar a feira como o maior centro de negócios da América Latina é uma das propostas centrais. Também estamos trabalhando intensamente e de forma integrada para divulgar a campanha que promove Foz como “Destino do Mundo”, frisa o presidente do Comtur.

 

Assim, os organizadores esperam ultrapassar os indicadores econômicos da edição anterior, quando foi registrado um volume de U$ 9 milhões em negócios. “A participação expressiva no último ano confirma a união de esforços para impulsionar os negócios do turismo nacional e internacional”, diz Ênio Eidt, presidente do ICVB, entidade representativa do turismo em Foz.

 

Estratégia – O Festival Internacional de Turismo foi idealizado para atender principalmente aos agentes e operadores de viagens. Depois de duas edições, o evento consolidou-se como um hall de negócios voltados aos empreendedores turísticos, tais como, hoteleiros, atrativos turísticos, instituições do trade turístico, associações diversas, seguradoras, companhias aéreas, órgãos públicos e privados e instituições de ensino, incluindo acadêmicos dos cursos de turismo e hotelaria, além de profissionais de jornalismo, publicidade e propaganda, e de administração e marketing.

 

A localização geográfica privilegiada e a infra-estrutura hoteleira e de transportes, também contribuem para Foz do Iguaçu chegar a tal patamar de “Destino de Negócios”.

 

A região trinacional conta com três aeroportos internacionais, com vôos diretos a Buenos Aires, Chile, Uruguai Paraguai, Bolívia, além de grandes centros brasileiros, o que possibilita grande mobilidade dos expositores e palestrantes, aumentando significativamente a abrangência da feira. A rede hoteleira também é altamente capacitada, com serviços oferecidos por grandes bandeiras e redes de hotéis, de renome nacional e internacional.

 

Com a repercussão da feira, a idéia é colocar em evidência o “Destino Iguassu”. Os resultados já apareceram com a receptividade da imprensa especializada, das agências de viagens do país e do exterior e pelo próprio impacto positivo na cidade.

 

“Este ano queremos intensificar a divulgação do festival, posto que ele já é um produto consolidado, a fim de torná-lo referência internacional para o segmento turístico”, diz o secretário municipal de Turismo, Felipe Gonzáles. 

 

Eventos paralelos – Paralelo ao festival ocorrerá o II Fórum Internacional do Iguassu e o III Encontro Paranaense de Pesquisadores em Turismo (EPHTUR). No primeiro caso, a gestão do turismo será apresentada em cases de sucesso aplicados na América Latina. Será a oportunidade para pesquisadores, professores e acadêmicos de turismo apresentarem artigos e estudos elaborados para o desenvolvimento sustentável do segmento. 

 

Pelo regulamento, os artigos poderão constar em uma publicação, destinada a trabalhos originais relacionados ao turismo ou que apresentem resultados inéditos de estudos e pesquisas sobre as atividades do setor.  A data limite para recebimento é 16 de maio de 2008. 

 

Conforme as normas definidas pelos organizadores, serão aceitos trabalhos inéditos a serem submetidos para aprovação de avaliadores que sejam especialistas reconhecidos nos temas abordados. 

 

Uma comissão organizadora começará a receber os trabalhos para avaliação a partir desta segunda-feira, dia 1º de abril. Os artigos deverão ser enviados ao e-mail forum@festivalinternacionalturismo.com.

 

O III Encontro Paranaense de Pesquisadores em Turismo (EPHTUR) reunirá especialistas e estudiosos em debates sobre o setor. Serão realizadas palestras, seminários e plenárias com os profissionais do setor acerca de temas variados ligados ao turismo no Paraná. A integração dos roteiros turísticos será um dos tópicos que devem entrar em discussão. As palestras serão abertas ao público interessado.  

 

Edição acadêmica – A organização do Festival Internacional de Turismo lançará um livro que deverá transformar-se numa referência para o turismo na região. Trata-se de uma edição única com a publicação dos dez melhores trabalhos acadêmicos apresentados durante a segunda edição do festival, realizado de 27 a 30 de junho, em Foz do Iguaçu.

 

O livro será colocado no mercado no dia da abertura do evento. Segundo um os organizadores do Festival, Marcos Benitez, com o lançamento do livro, a feira cumpre mais um de seus objetivos. “Para que o segmento turístico tenha o impulso esperado e o profissionalismo desejado é preciso promover a união do academismo com aqueles que já atuam, na prática, com profissionais estabelecidos, ou seja, os agentes de viagens”, explica Benitez. 

 

Esta edição traz os dois trabalhos premiados durante a realização do 2o. Festival Internacional de Turismo. O primeiro, de Iomara Scandelari Lemos, com o título Estratégias Competitivo-Cooperativas como incentivo para o Desenvolvimento Regional Sustentável, foi vencedor da categoria Pós-Graduação. O segundo, de Thais Torres, vencedor da categoria Graduação, tem como título “Diagnóstico para o Turismo Sustentável no Distrito de Palma – Santa Maria/RS”.