Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Festival de Turismo das Cataratas será aberto nesta quarta-feira (4)
Tamanho da letra
04/06/2014

O 9º Festival de Turismo das Cataratas será aberto nesta quarta-feira (4), às 20 horas, no Recanto Cataratas – Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR). A solenidade contará com a presença de autoridades nacionais, estaduais e locais. O evento tem o patrocínio da Itaipu e vai até sexta-feira (6), no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu.

Em 2013, o Festival de Turismo bateu todos os recordes desde a sua primeira edição, com 220 estandes, 512 empresas expositoras e um público de quase seis mil pessoas. Este ano, o festival estará ainda maior, inaugurando novos eventos dentro da programação oficial, novos salões de atrativos, e mais países que se integram aos já participantes da América Latina. Diversas cidades do Brasil estarão presentes no evento. Mais de 40 grupos estão confirmados.

Um dos diferenciais do festival em 2014 é a criação de três novos espaços para receber expositores: Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade; Salão Adventure Cataratas; e Salão E-Marketing Cataratas. Outra novidade é a inovação digital para alguns expositores com um aplicativo que pode realizar a transferência de dados.

Segundo o coordenador do Festival de Turismo das Cataratas, Paulo Angeli, será a edição mais completa, privilegiando o conhecimento e as novas tendências. “O festival inova com a criação de três novos salões, amplia ações sustentáveis e ambientais, abre espaço para homenagear o centenário de Foz do Iguaçu, além de promover atividades culturais e passeios que divulgam o Destino Iguaçu”, afirma.

Para o superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, “a presença de agentes de viagens, operadores de turismo, jornalistas e profissionais de turismo de tantos lugares diferentes é a prova de que o Festival de Turismo das Cataratas se consolida como uma das mais importantes feiras de turismo do Brasil. E é a principal ferramenta que temos para estreitar relacionamento com o mercado e expor os produtos do Destino Iguaçu”.

Cultural e Espiritualidade

A diversidade cultural de Foz inspirou a organização a apresentar o Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade. Além de valorizar essa diversidade, o salão terá o objetivo de preservá-la. A exposição levará ao público expressões de arte, música, dança, vestuário, folclore, artesanato e arquitetura.

A diversidade da região trinacional é uma de suas peculiaridades, que atrai olhares de diversas partes do mundo e fomenta o turismo cultural. “São mais de 80 etnias, e com elas suas tradições e crenças religiosas, que em Foz se tornaram atrativos turísticos, como a Mesquita Muçulmana e a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe”, destaca Angeli.

Adventure

O festival também terá o Salão Adventure Cataratas, que vai fomentar e comercializar serviços e produtos ligados ao turismo de aventura e de esportes, envolvendo atividades e interações na natureza independentemente do grau de esforço físico, desde passeios, caminhadas, contemplação e observação até esportes radicais.

O salão irá reunir destinos, operadoras,e agências especializadas e fornecedores de equipamentos e vestuários. O espaço oferecerá oportunidades de conhecer novos produtos e destinos para aqueles que quiserem ter conhecimento das atividades turísticas de contemplação, observação e interação com ambientes naturais.

E-Marketing

O festival apresentará neste ano o Salão E-Marketing Cataratas, cujo objetivo será fomentar a divulgação dos atrativos turísticos por meio de mídias sociais e fortalecer o turismo utilizando as ferramentas do marketing digital. Um dos temas será a apresentação da pesquisa “Perfil dos Blogs de Viagem no Brasil”, feita pela Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV).

Fórum

O turismo científico estará em evidência com o 8º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, cujo tema será “Turismo na Natureza”. O fórum propiciará discussões no âmbito acadêmico e a possibilidade de iniciação científica para centenas de alunos do País. Foram inscritos 143 artigos científicos nessa edição, confirmando o status de um dos principais eventos técnico-científicos em turismo do Brasil.

Arena

A gastronomia será uma atração à parte no evento. A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), regional Paraná, trará para a Arena Gastronômica Brasil Sabor as tendências da culinária voltada ao turismo. O espaço terá a presença de chefs renomados e variedade de sabores. A versatilidade pouco conhecida de um alimento comum na região é um exemplo do que vai ser apresentado este ano.

Festival amplia ações ambientais e sustentáveis

O Festival de Turismo das Cataratas vai oferecer uma inovação digital para alguns expositores: o etake – aplicativo que pode fazer a transferência de informações, diminuindo a produção de materiais impressos. Assim, os expositores poderão inserir fôlderes e propagandas para ser transferidos de forma digital e interativa aos participantes do festival.

O objetivo da instalação do etake é a economia nos custos da produção de materiais, do transporte e dos recursos naturais. O FIT é um evento certificado como Selo Amigo do Meio Ambiente, devido à compensação dos gases de efeito estufa.

Sustentabilidade

O evento trabalhará com o conceito de evento sustentável, buscando compensar a emissão de gases de efeito estufa (GEE). A compensação será feita por meio do plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Já o Troféu Amigo do Festival foi desenvolvido e confeccionado por artesãos da região, em madeira de demolição, e bordado em nãnduti (técnica da cultura guarani).

O FIT promoverá outras ações ambientais. Os materiais gráficos e a folheteria do evento, por exemplo, foram confeccionados com materiais reciclados, e a camiseta do uniforme e bolsa do evento são feitas de garrafa pet. Em parceria com a Cooperativa de Agentes Ambientais e a Itaipu Binacional, será feita a separação e destinação correta de todos os resíduos sólidos coletados durante o festival.

Exposição e concurso fotográfico

O evento também vai comemorar os 100 anos de Foz do Iguaçu, a serem completados em 10 de junho, com duas exposições fotográficas e um concurso fotográfico. A “Exposição de Fotos Itinerante” possui 24 fotografias históricas de prédios, ruas e pessoas. A segunda exposição é a “Pioneiros e Ícones de Foz”, trabalho conduzido pelo fotógrafo Alexander P. Schorsch. Ambos os projetos são da Secretaria Municipal de Turismo.

Já o concurso de fotografia é organizado pelo próprio FIT e tem o tema “Comemoração dos 100 anos de Foz”, sendo direcionado exclusivamente para os participantes do festival. O concurso possui as categorias de profissional e amador, e o primeiro colocado de cada uma receberá, respectivamente, R$ 1.000 e R$ 500.

Um dos quesitos do concurso é que as fotos sejam produzidas nos três dias de evento, tendo como cenário os atrativos turísticos, a cultura e a vida cotidiana de Foz do Iguaçu. Eles terão sete dias após o festival para inserir até duas fotografias em link específico no site oficial www.festivaldeturismodascataratas.com.

Atividades culturais e passeios

O 9º Festival de Turismo das Cataratas reservará várias atividades culturais e turísticas aos participantes. Na noite do dia 4 de junho haverá o coquetel do Clube Nacional do Arroz Amigo, reunindo centenas de convidados no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention.

O Clube Nacional do Arroz Amigo é uma organização não governamental que visa a divulgar produtos turísticos de forma geral e a cultura do Rio Grande do Sul por meio de seus usos, costumes, calendário de eventos turísticos e sua variada gastronomia típica.

Vistas técnicas

Os participantes do FIT terão acesso gratuito a visitas técnicas aos principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu: Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves e Visita Panorâmica da Itaipu Binacional. Para ter acesso aos locais basta levar o voucher distribuído pela organização do festival, o próprio crachá e a carteira de identidade. Os passeios só poderão ser realizados fora do horário da feira.

FIT Cataratas

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo de Foz, com organização da De Angeli Feiras e Eventos, apoio e patrocínio da Itaipu Binacional, Sistema Fecomércio do Paraná/ Confederação Nacional do Iguaçu (CNC) e Fundo de Promoção e Desenvolvimento do Iguaçu (Fundo Iguaçu).

9º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu
Dias: 4, 5 e 6 de junho
Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center
Foz do Iguaçu – PR
(45) 3029-6603
(45) 9975-2402
secretaria@fitcataratas.com

FIT nas redes
Site: www.festivaldeturismodascataratas.com
Facebook: facebook.com/festurdascataratas
Twitter: twitter.com/ficataratas
Instagram: instagram.com/fitcataratas
Google+: http://goo.gl/f3FO5n